Fazenda Ipanema Sorocaba

A Fazenda Ipanema Sorocaba fica no município de Iperó, na Região Metropolitana de Cidade. Dom João VI veio ao Brasil em 1808. O seu ministro Conde de Linhares mandou fundar duas fábricas de ferro (uma em Minas Gerais e outra em Ipanema). Ato governamental de 1810, a Real Fábrica de Ferro São João do Ipanema teve início em 1816.

Com a finalidade de libertar o Brasil da dependência estrangeira no setor, veio ao Brasil o Cel. Frederico Guilherme de Varnhagen.

Fazenda Ipanema Sorocaba

No exército português, ele era capitão. Posteriormente, retornou à Europa com o seu filho brasileiro Francisco Adolfo de Varnhagen (Visconde de Porto Seguro). Desativada, a mencionada fábrica está situada em Iperó (SP) dentro da Floresta Nacional de Ipanema (Flona).

O território foi criado em 1811, como o Distrito do Ipanema, para abrigar a Real Fábrica de Ferro de Ipanema, o primeiro empreendimento industrial brasileiro, que produziu ferro e aço, de 1811 a 1895, e que se transformou num bairro de Iperó, com a emancipação do município em 1965.

Nesse bairro, estão a Floresta Nacional de Ipanema com 5.069,73 hectares, administrada pelo Ibama; o Centro Tecnológico de Aramar, administrado pela Marinha; o Campo de Pouso de Aviação Agrícola (CAVAG), administrado pelo Ministério da Agricultura, do Abastecimento e da Pecuária; e o Assentamento Ipanema, áreas 1 e 2.

A Floresta Nacional de Ipanema é uma unidade de conservação de uso sustentável, administrada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, que é responsável pela preservação e conservação de um dos maiores fragmentos de mata atlântica do planalto paulista, além de áreas de cerrado, várzea e os ecossistemas associados, onde vivem 22,6% de fauna ocorrente no Estado de São Paulo.

A coleta de sementes e a produção de mudas nativas e o turismo ecológico são os principais negócios estratégicos dessa área protegida, que guarda o sítio arqueológico de Afonso Sardinha, de 1589, reconhecido como a primeira tentativa para produção de ferro em solo americano; e os prédios remanescentes da Real Fábrica de Ferro de Ipanema, que foi concebida como uma sociedade acionista de capital misto, com 13 ações pertencentes a Coroa Portuguesa e 47 a acionistas particulares de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, produzindo desde utensílios domésticos a material bélico, destacando-se os canhões usados na Revolução Liberal e as armas brancas da Guerra do Paraguai, recebendo o título de berço da siderurgia nacional.





Os visitantes da Floresta Nacional de Ipanema têm, como atrativos, trilhas ecológicas em mata atlântica e ecossistemas associados, sítio arqueológico que registra a primeira tentativa para fabricação de ferro em solo americano e o sítio histórico-cultural da Real Fábrica de Ferro de Ipanema – o primeiro empreendimento industrial, que funcionou de 1881 a 1912, embora extinto oficialmente em 1895, para o qual foi lavrado o primeiro contrato de trabalho livre para o Brasil e no qual foram fabricadas munições e armas da Revolução Liberal de 1842 e da Guerra do Paraguai.

Dias e Horários Para Visitação Fazenda Ipanema

A fazenda Ipanema é aberta ao público de quinta-feira a domingo, das 8h às 17h, com entrada permitida até as 15h, além dos feriados nacionais.

No local, é possível realizar caminhada em trilhas ecológicas, estudos sobre o meio ambiente e visitas ao sítio histórico cultural. A fazenda possui ainda alojamento, espaços para cursos, treinamentos e palestras, restaurante e área para churrasco.

É necessário o agendamento antecipado para grupos e hospedagem através do contato abaixo. É obrigatório o acompanhamento de monitores ambientais nas trilhas ecológicas, pagando-se por esse serviço.

O acesso para a Fazenda Ipanema pode ser feito pela saída 99 B da Rod. Castelo Branco, seguindo-se em direção a Sorocaba e pegando a estrada para Iperó, na rotatória da Cruz de Ferro. Outra alternativa é entrar no km 112,5 da Rod. Raposo Tavares, via Araçoiabinha.

Fazenda Ipanema Sorocaba Trilhas

As trilhas atualmente em uso, e o Monumento a Varnhagen são áreas de visitação condicionadas ao acompanhamento de condutores de visitantes. O serviço de condução é contratado pelo visitante, por trilha, diretamente com os condutores, independente do valor recolhido pelo ingresso a UC.

O passeio na trilha histórica, na Vila de São João de Ipanema, pode ser feito individualmente (autoguiado) ou com acompanhamento de condutor de visitantes. Há a possibilidade de agendamento prévio de trilha pelo telefone (15) 3266-9099 (Centro de Visitantes).

Horário de Funcionamento Fazenda Ipanema Sorocaba

  • Terça a domingo das 08:00 às 16:00 (com saída até 17:00)

Endereço e Telefone Fazenda Ipanema Sorocaba

  • Rodovia Sorocaba Iperó, Km 19,5, S/N – Fazenda Ipanema, Iperó – SP, 18190-000
  • Telefone: (15) 3266-9099 / 3266-3694 / 3266-1321 / 3459-9999

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário