Região Metropolitana de Sorocaba

A Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) é uma unidade regional do território de São Paulo, cujo projeto de Lei Complementar foi sancionado pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), no dia 9 de maio de 2014.

A RMS conta com 11 611,34 km². Com relação à população, a região metropolitana tem cerca de 2,1 milhões de habitantes e um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 77,9 bilhões. Com isso a RMS passa a ser a 15ª mais populosa do país.

Região Metropolitana de Sorocaba





Região Metropolitano de Sorocaba História

Havia sido apresentado em 8 de outubro de 2005 o Projeto de Lei Complementar 33/2005 de iniciativa do deputado estadual Hamilton Pereira (PT) com o propósito de criação da Região Metropolitana de Sorocaba e o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba. Até então, o referido projeto tramitava em regime de urgência quando o governador Geraldo Alckmin assinou em 23 de dezembro de 2013 a mensagem de um projeto de lei com o mesmo propósito. O Projeto de Lei Complementar 01/2014 foi aprovado e sancionado pelo governador.

Características da Região Metropolitana Sorocaba

A Região Metropolitana de Sorocaba possui 27 municípios, sendo que onze municípios estão localizados no eixo das rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares e economias baseadas em atividades industriais. Dentre as regiões metropolitanas, a RMS é a que possui a maior produção agrícola.

Faz divisa com municípios da Região Metropolitana de São Paulo, como Cotia, Vargem Grande Paulista, Itapevi e Juquitiba, com a Região Metropolitana de Campinas, com municípios como Indaiatuba e com municípios que compõem a Aglomeração Urbana de Jundiaí, como Cabreúva.

Em 2013, a soma do Produto Interno Bruto dos municípios que compõem a RMS foi de R$ 67,24 bilhões, o equivalente a 3,46 % do PIB gerado no Estado. Ocupa o 15º lugar na economia nacional, com PIB 11% menor que o da Região Metropolitana da Baixada Santista.