Vinagre de álcool sem corante já é comercializado em Sorocaba

O Ministério da Agricultura proibiu a venda de vinagre de álcool de cor mais escura, nos supermercados brasileiros. A determinação é para evitar a confusão do consumidor na hora da compra e diferenciar o produto de outros feitos à base de vinho.

Em um supermercado de Sorocaba (SP) ainda é possível encontrar frascos que não obedecem à nova regra. Para o presidente do maior fabricante do país, esta mudança não altera nada na linha de produção. Este tipo de produto é o campeão na preferência dos consumidores. Representa 80% de tudo que e vendido no setor. São consumidos 170 milhões de litros por ano no Brasil.





Quem passa pelas gôndolas não vê a diferença entre o vinagre de vinho e o vinagre de álcool escuro. Agora só o vinagre de vinho pode ter a coloração escura característica.

Os vinagres a base de álcool, frutas, cereais e ervas obedecem a uma escala de cor. As outras alterações estão no rótulo. O tempero feito de maçã passa a ter necessariamente a inscrição no rótulo ‘vinagre de fruta’. O produto de álcool com limão precisa ter o titulo ‘vinagre de álcool composto – limão’. O de hortelã será identificado como ‘álcool aromatizado – hortelã’. Se o produto tiver como base o arroz passará a ser chamado de ‘vinagre cereal – arroz’.

Fonte: G1





Deixe seu comentário