Plano Verão entra em operação em Sorocaba dia primeiro de dezembro

A estrutura preparada para o ‘Plano Verão 2012-2013’ foi apresentada na tarde de quarta-feira (28), durante encontro promovido pela Comissão de Defesa Civil (Condec), na Biblioteca Municipal, em Sorocaba (SP).

O plano entra em operação na cidade no dia 1° de dezembro e a principal finalidade é executar ações preventivas durante os períodos de chuvas.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Sorocaba, Roberto MontGomery, a previsão para a segunda quinzena de janeiro é de chuvas semelhantes a do dia 12 de novembro. Nesta data, uma chuva de pouco mais de quatro horas de duração provocou enchentes e alagamentos em algumas regiões da cidade.

“Estamos cientes da previsão, que é decorrente do efeito El Nino. Ele irá provocar chuvas de pouca duração, mas muito intensas a partir desse período na cidade”, comenta o coordenador da Defesa Civil.

O presidente da Condec salientou, porém, que o município está preparado para enfrentar situações climáticas adversas. “Nós já temos o nosso estoque estratégico para atender possíveis vitimas. Todas as equipes e secretarias que participam da comissão municipal estão cientes das suas atribuiçãoes. Além dos parceiros, que são o Corpo de Bombeiros, CPFL, Polícia Militar e Polícia Civil, que, também, estão cientes, cada um, da sua missão”, explica.





Durante o ‘Plano Verão’, a Condec manterá um acompanhamento diário dos postos pluviométricos instalados nas Estações de Tratamento de Água do Cerrado e do Éden, Aterro Sanitário (Zona Industrial) e no Palácio dos Tropeiros.

Por vídeo monitoramento será acompanhada a régua instalada no rio Sorocaba, nas imediações da praça Lions. Os dados pluviométricos acumulados em três dias de chuvas também nortearão as ações de atendimento das regiões eventualmente afetadas pelas chuvas.

Entre servidores da prefeitura e demais órgãos envolvidos, o ‘Plano Verão’ deverá mobilizar mais de 150 pessoas para o atendimento de eventuais ocorrências provocadas pelas chuvas. Todo o aparato será mantido até o mês de março, quando as chuvas começam a diminuir. A ação vai vigorar de 1º de dezembro de 2012 a 31 de março de 2013, podendo ser prorrogado em caso de necessidade.

Fonte: G1





Deixe seu comentário