Sorocaba tem 1.034 casos confirmados de dengue

Novo boletim divulgado nesta segunda-feira (2) pela Área da Vigilância em Saúde, da Secretaria da Saúde da cidade de Sorocaba (SES), mostra que desde o início do ano até o dia 29 de abril foram confirmados 1.034 casos de dengue na cidade. Deste total, 999 casos são autóctones (contraídos na própria cidade) e 35 são importados (contraídos em outras localidades).

Uma análise epidemiológica do surto em andamento em Sorocaba aponta algumas características e informações sobre a evolução da doença em 2011. Do total de 4.915 notificações de casos suspeitos, até o dia 29 de abril, 3.872 (78,8%) foram descartados e 9 (0,2%) aguardavam resultado de exame.

O gráfico que ilustra o comportamento da doença em Sorocaba aponta que foram registrados casos na cidade em todas as semanas, desde o início de 2011. Houve um aumento progressivo de casos registrados a partir da semana nº 5 e queda da curva a partir da semana nº 15, mantendo o surto ativo e sob controle.

Ainda, de acordo com o último boletim, a maioria dos casos confirmados na cidade apresenta-se sob a forma de dengue clássica, com registro de alguns raros episódios de complicações. No dia 27 de abril foi confirmado o primeiro óbito por dengue em Sorocaba, de uma jovem de 17 anos.





A diretora de Área da Vigilância em Saúde, Consuelo Matiello, informa que há casos positivos de dengue em todas as faixas etárias, com uma leve predominância em pessoas da faixa etária de 20 a 29 anos.

Material informativo nas UBSs

O material informativo da campanha Guerra Contra a Dengue, que contém a lista de tarefas básicas que devem ser executadas para evitar os criadouros do mosquito transmissor e assim, conter o avanço da doença na cidade, também já está disponível em todas as 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba.

Assim, todas as pessoas que passarem pelas UBSs poderão adquirir o folder, guardá-lo e cumprir as tarefas em casa aos sábados, dia que todos os sorocabanos devem combater a dengue.

Operação contra a dengue

A operação especial contra a dengue, realizada pela Prefeitura de Sorocaba no sábado passado (30), no Jardim Cruzeiro do Sul, na Zona Leste, resultou na coleta de 500 kg de criadouros do mosquito transmissor.

A ação, que é promovida sempre aos sábados, em conjunto pelas secretarias da Saúde (SES) e das Parcerias (Separ), tem como objetivo remover o maior número possível de criadouros de um determinado bairro e também passar orientações sobre a dengue aos moradores.

Fonte: Prefeitura de Sorocaba





Deixe seu comentário