ONU chega a Sorocaba em setembro visitar presídios e hospitais

Em setembro, o Subcomitê da ONU – Organização Mundial da Saúde de combate à tortura vem ao Brasil visitar presídios e hospitais psquiátricos. As cidades a serem visitadas não são reveladas. Mas segundo o coordenador de Saúde Mental da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, a região de Sorocaba pode entrar no roteiro, por conta das denúncias do elevado número de mortes em hospitais.

O coordenador de Saúde Mental, Aldo Zaiden, esteve nesta segunda-feira (08) na Câmara de Sorocaba junto com a Defensora Pública de São Paulo, Daniela Skromov. A defensora disse também que encaminhou as denúncias ao relator especial para tortura da ONU.





Em nota, os hospitais psiquiátricos negam maus tratos e também a falta de projetos terapêuticos. Os hospitais informaram que, periodicamente, passam por fiscalização de vários órgãos públicos, e em nenhum momento houve qualquer referência, da parte deles, sobre essa situação.

Ainda nesta segunda-feira (08), o coordenador de Saúde Mental da Secretaria dos Direitos Humanos disse também, que não concorda com a alegação dos hospitais de que o repasse dos SUS é insuficiente. Ele diz que o valor chega a R$ 57 por dia, por paciente. A direção dos hospitais diz que são R$ 35. E afirma que já tentou na justiça várias vezes a atualização dos valores, mas que o Governo Federal entra com recursos para impedir o reajuste da diária.

Fonte: Rede Bom Dia





Deixe seu comentário