MP faz levantamento dos pacientes em hospital psiquiátrico de Sorocaba

Representantes do Ministério da Saúde, promotores e procuradores de Justiça começaram a fazer nesta segunda-feira (1°) um censo no Hospital Psiquiátrico Vera Cruz, em Sorocaba (SP), como mostra o vídeo do Tem Notícias.

O objetivo da ação é fazer um mapeamento de todos os pacientes internados na instituição. As autoridades buscam saber quem são os pacientes, quais as condições de saúde de cada um e se possuem família.

O primeiro passo é fazer um levantamento dos documentos desses pacientes, para saber se essas pessoas internadas têm CPF, RG, título de eleitor. Em seguida, esses pacientes serão encaminhados para outros hospitais do estado de São Paulo ou para as casas dos familiares.





O hospital tem três meses para encaminhar os mais de 400 pacientes que estão internados. Os promotores de Justiça também acompanham esse trabalho porque será feito um Termo de Ajustamento de Conduta para fazer com que os donos dos hospitais psiquiátricos da região cumpram o que está na lei de tratamento desses doentes.

O Vera Cruz está sendo investigado pelo Ministério Público e pela Polícia Civil por denúncias de maus tratos contra os pacientes. No começo do mês, a diretoria do hospital pediu o fim do convênio com a prefeitura Municipal de Sorocaba, que terá três meses para transferir os pacientes.

O Estado de São Paulo com maior número de leitos de hospitais psiquiátricos, e Sorocaba possui 30% do total desses leitos.

Fonte: G1





Deixe seu comentário