Curso de Coloração para cabeleireiros é oferecido pela Prefeitura de Sorocaba

Além de proporcionar gratuitamente atividades esportivas, de lazer e cultura aos adolescentes, entre 15 e 29 anos, a Prefeitura Municipal de Sorocaba promove também capacitação profissional nas unidades do Território Jovem. Desde o início deste ano, às terças e quintas-feiras, das 8h às 12h, cerca de 15 jovens participam das aulas do Curso de Coloração no TJ do Jardim Ipiranga.

Para a professora, Aline Neyko Harakuche, o mercado de trabalho para essa área da beleza vem crescendo bastante. “As mulheres hoje se preocupam bastante com a beleza, por isso considero um bom investimento se capacitar no setor”, comenta. Em Sorocaba, existem cerca de 500 salões de beleza cadastrados na administração municipal.

Os alunos já tiveram todas as aulas teóricas, com as quais aprenderam sobre as cores de cabelo, a altura do tom, o uso da água oxigenada e a matemática da colorimetria, que ensina a dosagem ideal da tinta e da água oxigenada.

Neste momento, os participantes do curso realizam atividades práticas. Nesta terça-feira, por exemplo, eles tiveram aula de aplicação de coloração. Nos próximos dias, vão aprender a fazer luzes, balayage, mecha californiana e reflexo. “Eles saem daqui com um certificado emitido pela Secretaria da Juventude e prontos para o mercado de trabalho”, garante a professora.





Mauna Teixeira, de 21 anos, moradora do Centro de Sorocaba, já participou dos cursos de maquiagem e de corte e escova na unidade do Ipiranga. Estudante universitária do curso de estética da Universidade de Sorocaba (Uniso), ela agora é uma das alunas do curso de coloração. “A minha intenção é fazer esses cursos mais rápidos paralelamente à faculdade para ter mais opção na hora de procurar estágio”, diz. De acordo com a professora Aline, um profissional que trabalhe a domicílio com coloração fatura, em média, R$ 700 por mês.

Dayane Julião, de 27 anos, moradora do Jardim Ipiranga, também está frequentando as aulas. Mãe de dois filhos, a munícipe já está trabalhando há seis meses em sua própria casa, onde tem um faturamento de aproximadamente R$ 500 por mês. Ela também já fez outros cursos oferecidos no Território Jovem, como manicure e pedicure, maquiagem, corte e escova e depilação. “Estou em fase de investimento, por isso meu faturamento está sendo menor, e os meus clientes por enquanto são as pessoas que moram no meu bairro, ainda não tive tempo de divulgar”, comentou.

A capacitação termina no dia 28 de fevereiro. O Território Jovem fica na Avenida Elias Maluf, 1.080. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3228.6880.

Fonte: Sorocaba Fácil





Deixe seu comentário