Atuação dos amarelinhos em Sorocaba é discutida na Câmara

Uma audiência pública na Câmara dos Vereadores de Sorocaba discutiu a atuação dos agentes de trânsito na cidade, os chamados amarelinhos. Desde que eles passaram a atuar, há quase nove meses, o número de multas aumentou em 117%. Os parlamentares querem saber se está havendo algum tipo de abuso no trabalho dos amarelinhos. As informações são da TV TEM.

Desde janeiro deste ano, eles passaram a ocupar as esquinas, praças, ruas e avenidas de guia de Sorocaba. A cidade ganhou agentes da autoridade de trânsito, os chamados amarelinhos, que já são 85 e são responsáveis pela sinalização do trânsito. Até julho os agentes fizeram 40. 163 autuações, a maior parte delas para motoristas que dirigiam e falavam ao celular. O dinheiro arrecadado com as multas ultrapassa R$ 4 milhões.





O assunto foi parar no Legislativo. Os vereadores convidaram o presidente da Urbes, empresa que administra o trânsito na cidade, para dar explicações sobre um suposto abuso do trabalho dos agentes.

Durante a audiência pública, realizada na última quinta-feira (01), Renato Gianolla mostrou alguns números. Disse que os agentes passam por 160 horas de capacitação. Em Sorocaba a frota é de 362 mil veículos. Existe um agente para cada 4. 261 veículos. Enquanto na Capital Paulista, a proporção é de 3 .555. Depois que eles passaram a vigiar o trânsito, o número médio de autuações por mês saltou de 2.641 em 2010 para 5.736 em 2011. Aumento de 117%.

Depois das estatísticas, a audiência foi aberta para perguntas dos vereadores. O líder do governo na Câmara chegou a se irritar com o público. Na plateia havia muitos agentes de trânsito.

Fonte: Rede Bom Dia





Deixe seu comentário