Arquiteto Ricardo Ohtake faz exposição em Sorocaba

O arquiteto Ricardo Ohtake, 69 anos, é filho da artista plástica japonesa Tomie Ohtake, que chegou ao Brasil aos 23 anos e marcou seu nome nos cenários nacional e internacional a área.

Ricardo esteve nesta quarta-feira (30) em Sorocaba, para a abertura da exposição “Tomie Gráfica”, que permanecerá no Chalé Francês até o dia 29. É a segunda vez que Ricardo pisa na cidade. A primeira, ele recorda, “foi na inauguração da Oficina Cultural Grande Otelo, em 1994, quando eu era secretário de Cultura do Estado de São Paulo.”

Nas paredes do Chalé estão 50 gravuras de Tomie. São cores e formas, que variam de serigrafia, litografia e gravura em metal. Tudo para alimentar os olhos de quem os vê.





O professor de artes Thiago Goya, 26, fez questão de conferir a exposição no primeiro dia e ressalta que para ele, nessas obras de formas abstratas de Tomie, o que mais o toca são as combinações de cores e formas. “Observar cada gravura para mim é importante para fugir da busca por uma figura real. É a forma em si que chama a atenção.”

“Tomie Gráfica” é uma mostra itinerante realizada pelo Instituto Tomie Ohtake e pelo Sistema Estadual de Museus da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari e a Prefeitura de Sorocaba.

Fonte: Rede bom dia





Deixe seu comentário