Sorocaba promove vacinação contra sarampo e febre amarela

Fim de ano e muitas pessoas aproveitam os dias de festas para viajar. Para quem pretende ir a regiões do país ou locais no exterior que sejam consideradas áreas de risco para doenças como a febre amarela e sarampo, não devem se esquecer de tomar as vacinas antes do passeio. Essas doenças reapareceram em algumas regiões do Brasil e do exterior. Na cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo, a imunização é realizada nas unidade básicas de saúde do município. O interessado deve levar a carteira.

Contra febre amarela é indicada para qualquer pessoa, a partir dos 9 meses. É recomendada para quem for viajar para áreas consideradas de risco: regiões rurais, ribeirinhas e de mata dos estados do Norte, Centro-Oeste e Sul, de Minas Gerais, Maranhão, parte da Bahia, Piauí. Ela é uma doença infecciosa viral aguda, transmitida por mosquitos e que pode levar à morte. Os sintomas mais comuns são febre alta, calafrios, vômitos, dores no corpo, pele e olhos amarelados, sangramentos, fezes cor de “borra de café” e diminuição da urina.





A dose é válida por 10 anos. Após, é necessário tomar um reforço. “É importante que a pessoa receba a dose com pelo menos 10 dias de antecedência, para que haja tempo de a vacina fazer efeito no organismo”, orienta a diretora da Área de Vigilância e Saúde, Consuelo Matiello.

Outro alerta está relacionado às cidades que têm presença do mosquito Aedes aegypti que, além de transmitir o vírus da dengue, também é transmissor da febre amarela.

Os endereços das unidades básicas de saúde de Sorocaba, a pessoa pode encontrar no site da Prefeitura.

Sarampo
Em 2011, todos os casos de sarampo identificados no Estado de São Paulo foram de pessoas que estiveram ou se relacionaram com pessoas que estiveram na Europa, onde mais de 30 países apresentaram ocorrências este ano. Também registraram surtos de sarampo em alguns países da África e Oceania. Por isso, a vacinação é importante para quem vai a esses locais.

No calendário de rotina, as crianças devem tomar a primeira dose aos 12 meses e, a segunda dose, entre 4 e 6 anos. Para adolescentes até 19 anos também são recomendadas duas doses e, para adultos de até 50 anos, uma dose. A vacina deve ser tomada 15 dias antes da viagem.

Fonte: G1





Deixe seu comentário