Sorocaba ganha nova base de radiopatrulha aérea da Polícia Militar

A região de Sorocaba (SP) ganhou uma nova sede para a base de radiopatrulha aérea da Polícia Militar, localizado no aeroporto estadual Bertram Luiz Leupolz, na Vila Barão. O governador Geraldo Alckmin esteve na cidade neste sábado (2) para fazer a inauguração da nova base.

Os helicópteros Águia atuam no resgate de feridos em acidentes, na busca a criminosos e até no transporte de órgãos para transplante.

O Governo do Estado investiu R$ 3.427.200 na construção e mobília da nova sede. As obras terminaram no final de janeiro. A base beneficia os 2,8 milhões de habitantes da região de Sorocaba, distribuídos em 79 municípios.

As ferramentas da unidade são eficientes para rápidos salvamentos em catástrofes, como enchentes, ou em locais altos e de difícil acesso. A base possui policiais militares treinados e especializados para o atendimento de variados tipos de ocorrência. A nova sede conta ainda com equipamentos como farol de busca, cesto para salvamento, maca de montanha, triângulo de evacuação e instrumentos para combate a incêndio.





Além da nova sede de Sorocaba, o Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar conta com outras dez bases espalhadas pelo estado. Juntas, as unidades apoiam o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Polícia Militar Rodoviária no combate à criminalidade.

Seção de Instrução e Treinamento de Tripulantes Operacionais
Durante o evento na cidade de Sorocaba, também foi inaugurada a Seção de Instrução e Treinamento de Tripulantes Operacionais, que passa a funcionar na cidade. Com a implantação da cabine de treinamento, a unidade poderá desenvolver uma padronização melhor dos procedimentos. A cabine é a única no mundo e foi desenvolvida para atender e treinar médicos, enfermeiros e policiais que atuam no Águia.

Os tripulantes operacionais têm função primordial na equipe. Eles são os “olhos” do piloto nas operações em áreas restritas e de salvamento, resgatam vítimas em locais de difícil acesso para atendimento médico e proporcionam a segurança de toda a tripulação.

Fonte: G1





Deixe seu comentário