Sorocaba conquista prêmios ambientais

Sorocaba conquistou dois prêmios ambientais pelo Programa “Pacto das Águas”, que surgiu para apoiar o documento mundial do Consenso da Água de Istambul.

Um dos prêmios foi concedido porque a cidade obteve o melhor desempenho entre os 94 municípios paulistas com mais de 20 mil habitantes na gestão de seus recursos hídricos.

Sorocaba ficou ainda em 2º lugar na categoria Mobilização Regional no prêmio do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT).

A entrega dos prêmios ao prefeito Vitor Lippi aconteceu em cerimônia na manhã desta terça (07), na Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA), em São Paulo.

Por seu empenho em estabelecer políticas públicas para a correta gestão da água, a cidade Sorocaba foi convidada para participar do VI Fórum Mundial da Água, em março, na França.

Além disso, Paulo Varella, governador do Brasil junto ao Conselho Mundial da Água, anunciou que, em breve, Sorocaba fará parte do Conselho Internacional. “É a primeira vez que uma prefeitura municipal do país será membro desta entidade”, anunciou.

Ações em Sorocaba





De acordo com a prefeitura, nos últimos anos, Sorocaba apresentou significativo crescimento e seu desenvolvimento foi acompanhado por ações de revitalização, monitoramento e controle dos recursos naturais, com elevados indicadores ambientais. A Prefeitura desenvolve uma série de ações integradas no projeto de recuperação e revitalização do Rio Sorocaba e de córregos urbanos. São ações que envolvem, além do fundamental tratamento de esgotos domésticos, a recuperação das margens e de áreas degradadas e a construção de conjuntos habitacionais para famílias que vivem em áreas de risco.

Além disso, a administração municipal realiza plantios de árvores em áreas ciliares com a participação da comunidade e estudantes e projetos de educação ambiental para todas as idades.

Na avaliação do “Pacto das Águas”, Sorocaba teve nota 9,9 em “Coleta e Tratabilidade de Esgoto” e 10 em “IQR” (Índice de Qualidade de Aterros de Resíduos). Conta ainda com um Plano de Saneamento, em fase final de aprovação, e ações em recuperação de matas ciliares, revitalização em 53 km de rios e córregos urbanos, combate ao desperdício de água e redução de perdas, recuperação de nascentes rural e urbana; além de contar com 2.815 nascentes mapeadas.

Fonte: VIVAcidade





Deixe seu comentário