Senhor do Bonfim João de Camargo Sorocaba

A Igreja Senhor do Bonfim João de Camargo Sorocaba foi construída em 1907 e teve a primeira ampliação em 1910.

O conjunto é formado pela Capela principal com seus altares laterais, arco e altar, a Sala Lateral onde são preservados instrumentos da Corporação Musical São Luís e a mobília pertencente ao Monsenhor João Soares e adquirida por João de Camargo.

Senhor do Bonfim João de Camargo Sorocaba

Senhor do Bonfim João de Camargo Sorocaba

João de Camargo viveu em Sorocaba, no Estado de São Paulo, onde criou a Igreja do Bom Jesus do Bonfim das Águas Vermelhas, no bairro de mesmo nome. Nascido escravo, herdou o sobrenome de seu antigo dono. Após a Lei Áurea, foi liberto e mudou-se para Sorocaba, onde foi cozinheiro, militar, trabalhador de lavoura e de olarias. Saiu da cidade por duas vezes, onde, numa dessas vezes, conheceu Rosário do Espírito Santo, que veio a ser sua esposa. Porém, ambos viveram juntos por apenas cinco anos, logo se separando.

Desde jovem recebeu muitas influências religiosas, das religiões africanas, através de sua mãe, e do Cristianismo, através de sua sinhazinha Ana Teresa de Camargo e do padre João Soares do Amaral. Através dessas diversas influências, sua fé tornou-se uma espécie de sincretismo entre várias religiões.





Nhô João, como mais tarde viria a ser chamado, segundo seus devotos, já praticava curas desde 1897. Porém, durante a vida, teve muitos problemas com o alcoolismo, que o impediriam de assumir plenamente sua missão. Em 1906, teria tido uma visão que o curou do vício na bebida, fazendo-o dedicar-se completamente ao projeto de criar a sua igreja, no antigo e distante bairro das Águas Vermelhas (hoje o bairro nobre Jardim Vergueiro). Processado por curandeirismo em 1913, Nhô João decidiu, para proteger a nova religião, registrá-la oficialmente como Associação Espírita e Beneficente Capela do Senhor do Bonfim, reconhecida como pessoa jurídica em fevereiro de 1921. Também foi o fundador, em 1915, do Grupo Musical São Luís, reunido a partir de músicos que animavam cordões carnavalescos de Sorocaba

Horário de Funcionamento Senhor do Bonfim João de Camargo em Sorocaba

  • Segunda a Sábado das 08h às 12h e das 13h30 às 16h / Domingo das 08h às 12h
  • Terço às sextas às 9h e aos domingos às 10h

Onde fica, Endereço e Telefone Senhor do Bonfim João de Camargo em Sorocaba

  • Av. Barão de Tatuí, 1083 – Jardim Paulistano – Sorocaba – SP
  • Telefone: (15) 3211-1537

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário