Secretaria de Direitos Humanos investiga sete hospitais psiquiátricos na região de Sorocaba

Sete hospitais psiquiátricos da região de Sorocaba, a 97 km da capital paulista, estão sendo investigados pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Em um deles, o Hospital Vale das Hortênsias, três pacientes morreram num único dia, em 14 de junho passado. Um deles estava doente, mas os outros dois, segundo denúncia de funcionários, morreram por hipotermia. Imagens gravadas por funcionários mostram pacientes encolhidos, enrolados em cobertores e alguns, sem roupa.

– Blusa, essas coisas assim, que eram necessárias para o frio, é contado para o dia. Se eles se sujarem, ficarem molhados, eles vão ficar o dia inteiro e a noite inteira molhados. Tem dias que eles ficam até sem tomar banho por não ter roupa para vestir – conta uma ex-funcionária.





Nos últimos 4 anos, segundo denúncia do Fórum da Luta Antimanicomial, 459 pacientes morreram.

O Hospital Vale das Hortênsias tem 465 leitos pagos com dinheiro do SUS, para pacientes com transtornos mentais. Doenças respiratórias estão entre as principais causas. Pela lei, esses hospitais têm de ter médico 24 horas por dia e um enfermeiro para cada 240 leitos.

Procurada, a direção do hospital disse que as mortes num único dia foram “lamentável coincidência”, havia médicos e não fazia frio.

Na estação meteorológica de Piedade a temperatura mínima foi de 10 graus e a máxima de 15 graus no dia das mortes. O hospital fica no alto de uma serra.

Fonte: O Globo





Deixe seu comentário