Santuário São Judas Tadeu Sorocaba

O Santuário São Judas Tadeu Sorocaba nasceu junto com o início da formação do Central Parque, na década de 70. Diversas pessoas contribuíram para o nascimento da comunidade, entre elas as Sras. Olga de Barros, professora aposentada, e por 40 anos catequista, e sua irmã Maria Águeda de Barros, merendeira aposentada.

Segundo seus relatos, elas eram moradoras da região do Cerrado e frequentavam a Paróquia São José. Com a mudança da família para o recém-inaugurado bairro do Central Parque, Pe. Mauro Valini formou várias pessoas para que ministrassem a catequese e preparassem a Pastoral do Batismo.

Santuário São Judas Tadeu Sorocaba

Pe. Mauro pediu a Sra. Olga, que fizesse uma pesquisa por todo o bairro para levantar o número de católicos e, com isso, começaram a fazer vias sacras e visitas às casas. Fizeram a Novena de Natal e, no encerramento, o Pe. Jansem veio celebrar a primeira Missa no Central Parque, na casa da família das Sras. Olga e Maria Águeda. As pessoas que haviam sido visitadas por elas puderam participar dessa Missa. Já a segunda Missa foi celebrada na praça do bairro, para que todos pudessem participar.

Pe. Mauro trouxe também a Irmã Clélia, Irmã Fátima e Irmã Olga, da Congregação das Irmãs Paulina, e fundou o 1º Grupo de Jovens, na parte superior de um salão comercial cedido pela Sra. Ana Fumie Yonashiro, onde eram oferecidas diversas atividades de evangelização e recreação. Com o crescimento da comunidade, as missas passaram a acontecer na Escola Infantil, e eram celebradas todos os sábados, às 19h30, pelo Pe. Waldemar.

Nos final dos anos 70, a Irmã Salete, da Ordem da Providência, assumiu a coordenação dos trabalhos pastorais já existentes na comunidade. Nessa época foi construído o primeiro salão, e também o lançamento da pedra fundamental, já com o nome de Comunidade São Judas Tadeu, escolhido por voto. Nesse salão ficava uma imagem de São Judas Tadeu, doada por um fiel que havia alcançado uma graça.

Com a chegada do Pe. Benedito Halter, houve muitas mudanças, tanto no projeto da construção, quanto na pastoral. Durante toda a construção da Igreja, teve muita ajuda de pessoas que deixaram saudades, como do Pe. Lívio, Dom Melhado, Dom Amauri Castanho, Diácono Juarez, Pe. Paulinho, Pe. Inácio e Pe. Almir, que durante todo o tempo ficaram na igreja e ajudaram a levantar a tão querida São Judas Tadeu. Mas, os tempos são outros, e por tudo isto, que no dia 28/10/2010 o Arcebispo Dom Eduardo Benes Salles Rodrigues elevou a Paróquia a Santuário Arquidiocesano, tendo como primeiro reitor, Padre Flávio Miguel Júnior, até o presente momento.





Santuário São Judas Tadeu Sorocaba Padroeiro

São Judas Tadeu é natural da Galiléia, na Palestina, sendo filho de Alfeu (também chamado Cleófas) e Maria, que era prima de Maria, Mãe de Jesus. O nome Judas deriva de Judá, que significa Fortíssimo e Celebérrimo. Um ponto que merece destaque na vida de São Judas é o fato de ele ter sido um dos doze apóstolos, escolhidos pessoalmente por Jesus. Desta forma, ele presenciou muitos milagres realizados por Jesus, participou da instituição da eucaristia na última ceia, testemunhou a morte, ressurreição e ascensão do Senhor. Este glorioso apóstolo de Jesus dedicou sua vida à evangelização. Foi incansável nesta tarefa, pregando o evangelho na Mesopotâmia, Pérsia, Arábia e Iduméia, convertendo muitas almas. Os pagãos, inconformados com a derrota, começaram a colocar o povo pagão contra os apóstolos, prendendo São Judas e São Simão e os levando ao templo do sol. No templo, São Judas disse ao povo: “Para que fiqueis sabendo que estes ídolos que vós adorais são falsos, deles sairão os demônios e os hão de quebrar”. No mesmo instante, dois demônios hediondos quebraram todo o templo e desapareceram. Indignado, o povo atirou-se contra os apóstolos furiosamente. Estes foram martirizados de forma cruel. Era um dia claro, quando de repente escureceu todo o céu, e uma horrível tempestade de trovões e raios caiu sobre a cidade, principalmente sobre o templo, matando muitos feiticeiros. Devido ao seu martírio, São Judas Tadeu é representado em suas imagens segurando um livro, símbolo da palavra que anunciou, e uma machadinha (ou clava ou espada ou alabarda), o instrumento de seu martírio. No Brasil, a devoção a este santo é relativamente recente. Surgiu no início deste século, alcançando, porém, popularidade muito grande. É invocado como o santo dos desesperados e aflitos, das causas sem solução ou perdidas. Sua festa litúrgica celebra-se, todos os anos, na provável data de sua morte: 28 de outubro de 70, depois de Cristo.

Santuário São Judas Tadeu Sorocaba Horário de Missas

As missas no Santuário São Judas Tadeu acontecem nos seguintes horários:

  • De segunda a sexta às 6h30 na capela da Adoração Perpétua.
  • Domingo às 8h, 10h e 19h.
  • Toda primeira quinta-feira do mês, Missa por Cura e Libertação, às 19h30.
  • Toda quinta-feira, Missa de Nossa Senhora Aparecida às 19h30.
  • Toda primeira sexta-feira do mês Missa do Sagrado Coração de Jesus às 19h30.
  • Todo dia 28 Missa de São Judas Tadeu às 7h, 15h e 19h30.
  • Todo primeiro sábado Missa do Imaculado Coração de Maria, às 7h.

Horário de Funcionamento Santuário São Judas Tadeu em Sorocaba

  • Segunda a Sexta das 08h às 18h / Sábado das 08h às 12h

Onde fica, Endereço e Telefone Santuário São Judas Tadeu em Sorocaba

  • R. Valter Luís D Ávila, 171 – Central Park – Sorocaba – SP
  • Telefone: (15) 3222-5817

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário