Número de empregada doméstica cai em Sorocaba

Está cada vez mais difícil encontrar uma empregada doméstica em Sorocaba (SP). Falta mão de obra e quem continua no setor faz exigências, como aumento de salário e restrição de tarefas, o que está resultando transformações do mercado.

Segundo dados o IBGE, de 2009 a 2011, houve queda de 1,65 milhões para 1,55 milhões de trabalhadores domésticos nas regiões Metropolitanas do brasil. Em 2010 e 2011, os salários destes trabalhadores aumentaram 5,9%.

Uma agência de recrutamento de empregados domésticos concluiu a partir do cadastro preenchido pelos candidatos que: 90% das pessoas em busca de trabalho doméstico dispensam a jornada no fim de semana; 50% delas preferem vagas que não precisem cozinhar e nem cuidar de crianças; 40% só aceitam a proposta se o trabalho for perto de casa.





Quem costumava aceitar receber um salário mínimo mensal e sem carteira assinada, hoje tem direito a registro e não assume o emprego por menos de R$ 800 por mês.

Tanta exigência tem explicação. Como indústria e comércio estão atraindo essas profissionais, quem ficou prefere oportunidades como diaristas.

A mudança de cenário atinge também os prestadores de serviços domésticos terceirizados. E a influência é positiva. Numa lavanderia de roupas, de 2007 pra 2012, o crescimento tem sido de 20% ao ano.

 

Fonte: G1





Deixe seu comentário