Museu da Ferrovia Sorocaba

O Museu da Ferrovia Sorocaba ou Museu da Estrada de Ferro Sorocabana situa-se na região central de Sorocaba, na Praça Mateus Maylasky, entre a Rua Dr. Álvaro Soares e a Avenida Afonso Vergueiro, próximo à estação ferroviária de Sorocaba.

O Museu da Estrada de Ferro Sorocabana foi inaugurado em novembro de 1997, por iniciativa do governo do estado de São Paulo em parceria com a Fepasa e a Prefeitura Municipal de Sorocaba. Em abril de 2002, a Prefeitura recebeu a administração do museu.

Museu da Ferrovia Sorocaba

Ocupa antiga casa de engenheiro, de 1910, da Estrada de Ferro Sorocabana, em frente à antiga estação ferroviária. A casa, com 2 pavimentos, exibe móveis, equipamentos, projetos e maquetes da EFS. Há 2 salas técnicas com guarda de documentos em papel. Outros documentos e revistas sobre ferrovias, incluindo coleção da revista Nova Estrada, estão armazenados no Palacete Scarpa, ao lado do museu, sede da Secretaria da Cultura de Sorocaba.

Museu da Ferrovia Sorocaba Acervo

O acervo é composto por peças, bibliotecas e material documental importante para o público interessado em pesquisa sobre ferrovia. Merecem destaque a Sala do Império, a efígie de Dom Pedro II, esculpida por Goterrot e o quadro com o Decreto Imperial, autorizando a construção da ferrovia, entre outros.

Museu da Ferrovia Sorocaba – Estação Sorocaba

A Estação ferroviária de Sorocaba foi inaugurada em 10 de julho de 1875 pela Estrada de Ferro Sorocabana, como sede da companhia. Até 1876 era o ponto inicial da linha tronco entre São Paulo e Sorocaba, e seu entorno abrigava o complexo de oficinas da ferrovia. Com a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Votorantim, em 1906, a estação passa a servir como terminal de baldeação entre as duas ferrovias. Em 1929 sofre uma grande reforma que amplia o prédio da estação, que se tornaria um dos maiores da Sorocabana. Na década de 1940 ocorre a eletrificação da linha tronco e a estação passa a receber trens elétricos.





Após a incorporação da Sorocabana pela Fepasa em 1971 a estação passa por pequenas reformas. Com o fim da Fepasa em 1998, sua malha ferroviária é concedida à inciativa privada. A concessionária Ferroban assume a operação das linhas e da estação e prossegue com a operação dos trens de passageiros na linha tronco (Júlio Prestes – Presidente Epitácio) até 16 de janeiro de 1999. O último trem de passageiros (Bandeirante Apiaí, serviço criado em 1997) partiu da estação em 15 de março de 2001 rumo à cidade de Apiaí. Atualmente a estação foi adquirida pela prefeitura de Sorocaba e transformou-o na sede do futuro Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS).

Vagas Museu da Ferrovia Sorocaba – Trabalhe Conosco

Atitude, responsabilidade, resiliência, criatividade, comprometimento para resultado, e saber trabalhar em equipe são algumas competências necessárias para fazer parte do time. Se você tem esse perfil e está em busca de oportunidades em uma empresa líder de mercado envie agora mesmo seu currículo para o Museu da Ferrovia Sorocaba.

Horário de Funcionamento Museu da Ferrovia em Sorocaba

  • Terça a Sexta das 09h às 16h30 / Sábado e Domingo das 12h às 16h

Onde fica, Endereço e Telefone Museu da Ferrovia em Sorocaba

  • Av. Dr. Afonso Vergueiro, 553 – Centro – Sorocaba – SP
  • Telefone: (15) 3231-1026

Mapa de localização





Deixe seu comentário