Metade dos eleitores de Sorocaba não votaria espontaneamente

Pequisa do Ibope divulgada na noite da última quinta-feira (27) aponta que 47% dos eleitores da cidade de Sorocaba (SP) não votariam nas eleições municipais se o voto não fosse obrigatório.

A pesquisa, encomendada pela TV Tem, foi feita entre os dias 24 e 26 de setembro com 602 entrevistados, de 16 a 65 anos. A pesquisa do Ibope foi registrada no TRE, sob o número SP-01217/2012.

O número de entrevistados que votaria espontaneamente foi de 52%. Levando em conta a margem de erro, que é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, a pesquisa mostra um empate entre aqueles que votam por obrigação ou para exercer um direito político.

Interesse do eleitor
Com relação ao interesse dos eleitores pelo pleito municipal, a maioria dos entrevistados, 32%, afirmou ter interesse médio, enquanto 25% dizem ter muito interesse. O número de eleitores que dizem ter pouco interesse foi de 23%, enquanto 18% afirmam não ter nenhum interesse na disputa para prefeito.

Apesar do interesse moderado, 64% dos entrevistados dizem que se lembram em quem votaram para prefeito no último pleito municipal. Os que não se lembram são 28%, enquanto 8% não responderam.

O voto para vereador tem lembrança menor: 52% dos eleitores dizem que lembram em quem votaram, enquanto 39% não se lembram 9% não responderam.





Funções do vereador
Ainda sobre os candidatos ao legislativo, a pesquisa perguntou qual função dos vereadores os entrevistados consideram a mais importante. Controlar os gastos da Prefeitura municipal de Sorocaba foi apontado como a principal atribuiçao do vereador para 19% dos entrevistados.

O Ibope também perguntou qual é o maior problema que a cidade tem. 55% dos eleitores disseram que a área da saúde é a que mais tem problemas.

Avaliação de governo
A pesquisa fez, ainda, uma avaliação dos governos municipal, estadual e federal. O governo de Vitor Lippi (PSDB) foi considerado ótimo por 16% dos entrevistados, bom por 53%, regular por 22% , ruim por 2% e péssimo por 5%. Apenas 1% não sabe ou não respondeu.

Quando perguntados sobre a administração de Vitor Lippi, 79% dos entrevistados disseram aprová-la, enquanto 17% reprovam e 3% não sabem ou não responderam.

Os eleitores também foram perguntados sobre a administração de Geraldo Alckmin (PSDB) como governador do Estado. Ela é considerada boa por 9%, ótima por 47% e regular por 32%. 3% avaliaram a administração de Alckmin como ruim, mesmo número que avaliou como péssima. 6% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

Por fim, o Ibope também perguntou sobre a avaliação do governo Dilma Rousseff (PT), que foi considerada ótima por 14% dos entrevistados, boa por 48%, regular por 25%, ruim por 5%, mesmo número que considera péssima. 2% não sabem ou não responderam.

Fonte: G1





Deixe seu comentário