Mercado Municipal Sorocaba

O Mercado Municipal Sorocaba foi inaugurado em 1938, em linhas art-déco, estilo este bastante moderno à época. O prédio substituiu o antigo Mercado, no mesmo local, que já não comportava o volume de mercadorias.

Nessa época o Mercado era o principal centro comercial de Sorocaba e região. A sua construção foi iniciada no governo do prefeito Alcino Oliveira Rosa e concluída na administração de seu sucessor, Augusto César do Nascimento.

Mercado Municipal Sorocaba

Custou aproximadamente 600 contos de réis e, atualmente, abriga intenso comércio de produtos alimentícios, acessórios em geral, artesanato entre outros produtos. O prédio do Mercado é grande, soberbo e suntuoso, sendo considerado na época como um dos mais belos do interior do Estado, para o fim que foi construído.

Mercado Municipal Sorocaba História

A História do prédio do mercado começou com a indicação apresentada na sessão da Câmara de 09 de janeiro de 1854, pelo próprio Presidente, Ferreira Barbosa, criando uma Praça de Mercado na Cidade, com a discussão e a aprovação da ideia, o próprio indicante ofereceu de lei, localizando a praça do Mercado no largo da Ponte, que será denominada de “Mercado da Beneficência Pública”. No artigo 2º do referido projeto fica determinado que, “enquanto a Câmara não mandar edificar uma casa própria para esse fim em dito largo, fica desde já esta estabelecida nas casas pertencentes a esta Câmara, que antigamente servirão de talho público no pátio da igreja de Santo Antônio.” O artigo 3º relacionava o que poderia ser comercializado no referido mercado, estabelecendo-se as taxas e as multas. O assunto voltou ao plenário em 07 de março de 1854, indicando-se os reparos mais necessários, tendo sido mandado fazer uma cobertura, além da compra de balanças, pesos, além de mandar colocar um lampião.

Como o largo da Ponte foi doação de Dona Gertrudes (Mãe do Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar) através de seu ilustre filho, à Câmara para servir de jardim, os vereadores resolveram consultar o Brigadeiro Tobias sobre aquele projeto de lei, numa questão levantada pelo vereador Capitão Serafim Antônio dos Santos, em 20 de março de 1854, o qual insurgiu-se contra as ideias do projeto, lembrando o contrato celebrado entre a Câmara e o Brigadeiro, para que em tempo algum, no referido largo da Ponte, fossem levantados edifícios públicos ou particulares.

Evidentemente que o famoso sorocabano discordou do projeto, apresentando uma série de motivos, inclusive a de poupar aos cofre públicos maiores despesas. Com a oposição de Brigadeiro Tobias, o presidente Ferreira Barbosa, solicitou à Câmara a suspensão da execução do projeto. Ao que os vereadores não concordaram coma medida do presidente, e o prédio foi conservado, servindo de Mercado até 1937, quando foi demolido pelo prefeito Alcino de Oliveira Rosa, para dar início a construção do prédio, inaugurado em 12 de outubro de 1938.





No dia 12 de outubro de 938, uma quarta-feira, toda a cidade de Sorocaba aproveitou-se do feriado decretado e dos insistentes apelos e convites da Associação Comercial e Industrial de Sorocaba, dos Sindicatos dos Ferroviários e dos Tecelões, do Grêmio Varnhagen e de outras instituições, para participar da solenidade de inauguração do Mercado Municipal, com sua grandiosa feira industrial e comercial, com até uma exposição filatélica, a primeira de Sorocaba, com aplicação dos dois primeiros carimbos comemorativos da cidade.

Localizado na rua Francisco Scarpa, no centro da cidade, o Mercado Municipal foi restaurado e ainda hoje é um grande centro comercial onde são vendidos diversos tipos de produtos O ponto é um dos cartões-postais da cidade que, em conjunto com o monumento do relógio doado pela imigração japonesa, concentra um grande valor cultural. Além de ter destaque em sua arquitetura e de ser utilizado por moradores de Sorocaba, é também muito procurado por habitantes de cidades vizinhas que vêm à cidade em busca da grande variedade de produtos que o mercado oferece.
A reforma, ocorrida de 2000 a 2003, recuperou totalmente o prédio histórico, dotando-o de novo piso, caixa d’água, sanitários, nova fiação elétrica e novo telhado. O mercado oferece hoje todo e qualquer tipo de produto, desde alimentos até eletrônicos, o que o torna tão famoso e procurado. Encontra-se peixes, aves, carnes, todos os tipos de grãos, cereais, plantas medicinais, especiarias, temperos em geral. Há também boxes que oferecem produtos no setor de tabacaria, acessórios, presentes, bolsas, malas, botas, sapatos e até flores.

Mercado Municipal Sorocaba Preços

Os preços variam de acordo com os produtos escolhidos. Você pode consulta-los acessando o Facebook ou site do local.

Vagas Mercado Municipal Sorocaba – Trabalhe Conosco

Atitude, responsabilidade, resiliência, criatividade, comprometimento para resultado, e saber trabalhar em equipe são algumas competências necessárias para fazer parte do time. Se você tem esse perfil e está em busca de oportunidades em uma empresa líder de mercado envie agora mesmo seu currículo para o Mercado Municipal Sorocaba.

Horário de Funcionamento Mercado Municipal em Sorocaba

  • Segunda a Sexta das 07h às 18h30 / Sábado das 07h às 14h

Onde fica, Endereço e Telefone Mercado Municipal em Sorocaba

  • R. Padre Luiz, 82 – Centro – Sorocaba – SP
  • Telefone: (15) 3233-2057

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário