Integrantes do Clube Observadores de Aves visitam o Parque de Biodiversidade em Sorocaba neste sábado

Na manhã deste sábado (16), aproximadamente 25 integrantes do Clube Observadores de Aves farão uma visita ao Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade, primeira unidade de conservação de Sorocaba, localizada numa área anexa ao Parque Tecnológico, próxima à nova fábrica da Toyota, na Zona Norte da cidade. Esse encontro contará também com a participação de um grupo do Centro de Estudos Ornitológicos (CEO), da cidade de São Paulo. A saída será às 7h do Parque da Biquinha.

Realizadas pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), as atividades do Clube são gratuitas e acontecem quinzenalmente aos sábados. O objetivo é reunir pessoas com interesse comum em aves, que gostem de procurá-las, observá-las e fotografá-las na natureza, bem como conhecer as características e a importância para o equilíbrio ambiental.

No Clube da cidade de Sorocaba, os interessados têm a oportunidade de receber um lazer educativo em contato com a natureza, contribuindo para a melhoria da qualidade do ambiente e, consequentemente, da vida de toda a população, incentivando a observação de aves nas áreas verdes urbanas de Sorocaba.





“No Parque de Biodiversidade, os participantes terão a oportunidade de observar uma diversidade relativamente grande de aves de diferentes espécies. A ideia é que os observadores consigam identificar as espécies avistadas e conheçam também um pouco sobre essa unidade de conservação”, explica Rafael Castelari, chefe de Divisão de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente.

Situado numa região de floresta estacional semidecidual, com uma vegetação predominantemente de Mata Atlântica, o Parque de Biodiversidade ocupa uma área de 600 mil metros quadrados. A função principal é de proteger integralmente a fauna e a flora típicas da região, ampliando a proteção das Áreas de Proteção Permanente (APPs) dos afluentes do Rio Sorocaba, onde não é permitida qualquer atividade ou intervenção.

O Parque de Biodiversidade também propiciará o desenvolvimento de pesquisas científicas em parceria com as universidades, educação ambiental, ecoturismo e lazer, além de ampliar e proteger os corredores de biodiversidade e fragmentos de vegetação nativa na Zona Norte de Sorocaba, garantindo a conectividade e o fluxo gênico.

O Clube Observadores de Aves de Sorocaba é formado por pessoas de todas as idades. Os interessados em participar devem ligar ao telefone 3224.1997 ou ir ao Parque da Biquinha, localizado na avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília.

Fonte: Sorocaba Fácil





Deixe seu comentário