Formalização beneficiou mais de 5.000 sorocabanos em 2012

A meta da Secretaria de Relações do Trabalho, da Prefeitura Municipal de Sorocaba, era atingir 5.000 empreendedores formalizados em 2012. Graças as inúmeras ações neste sentido, como o “Apareça e Cresça” e “Mutirão da Formalização”, realizadas entre fevereiro e dezembro do ano passado, 5.032 pessoas deixaram de trabalhar na informalidade. E mesmo sendo o mês com menos dias, fevereiro teve o desempenho, registrando 812 empreendedores formalizados.

No global, desde que foram iniciadas estas ações de incentivo no final de 2010, já são 11.000 trabalhadores sorocabanos que deixaram a informalidade. “Dos cerca de 47 mil informais apontados pelo IBGE, no final de 2010, já houve uma redução expressiva. A formalidade é muito bom para o empreendedor, pois ele passa a contar com uma série de benefícios, e também bom para o município”, diz o secretário Luis Alberto Firmino.





Firmino diz ainda que os eventos realizados pela Sert ao longo de 2012 constituíram numa grande oportunidade para os empreendedores individuais que estavam na informalidade conhecerem as vantagens de deixar tal situação. “Só o fato de o empreendedor ter direito à seguridade social e à previdência faz valer a pena; além de também ter mais condições de desenvolver melhor e mais rápido o seu pequeno negócio”, explicou.

Além de ações, outra forma que a Prefeitura de Sorocaba encontrou para incentivar os empreendedores, principalmente os micros e pequenos, foi a criação do Espaço Empreendedor, localizado  na Avenida Afonso Vergueiro, 1.927, no Centro, onde o atendimento aos empreendedores é permanente e conta com a parceria do Sebrae -Sorocaba e Sindicato dos Contabilistas.

No espaço, além da orientação ao empresário ou trabalhador por conta própria sobre o desenvolvimento de seu , também há orientação sobre a obtenção de empréstimo junto ao Banco do Povo, que oferece taxa de 0,5% ao mês.

Fonte: Sorocaba Fácil





Deixe seu comentário