Famílias são transferidas das áreas de risco em Sorocaba

A Defesa Civil de Sorocaba (SP) começou na última segunda-feira (17) o processo de transferência das 230 famílias que moravam em áreas de risco do bairro Santo André II. Elas estão sendo levadas para o condomínio Parque das Árvores, no bairro Caguaçu.

Inicialmente, 52 famílias foram transferidas para o novo lar, cumprindo com o cronograma previsto pela Defesa Civil. Nesta terça-feira (18), a operação prossegue no mesmo bairro atendendo as famílias que moram em área particular, alvo de processo de reintegração de posse.

Entre as primeiras famílias que se mudaram, está a da professora Cibele Meira da Silva, 24 anos, que morava no Santo André II desde os 14 anos. Ultimamente, Cibele morava com o marido e o filho de 9 meses em três cômodos no andar superior de um sobrado, enquanto no andar de baixo moravam sua mãe e três irmãos mais novos.





Agora, no Parque das Árvores, cada família terá sua própria casa. Cibele visitou o local e gostou do que viu. “Vai ser bem melhor para mim, meu marido e meu filho”, comentou, enquanto o marido, o pai e os irmãos ajudavam a carregar a mudança no caminhão.

Mobilização
As famílias que se mudarão para o Parque das Árvores foram selecionadas pela prefeitura Municipal de Sorocaba dentro do cadastramento do programa Vítima Zero de Enchente. As famílias cadastradas no programa moram em áreas com riscos de inundações em Sorocaba, como nos casos dos bairros Parque São Bento, Central Parque, Júlio de Mesquita, Torre do Ipiranga, Vielas do Ipiranga e Nova Esperança.

Outras famílias participantes do programa são oriundas de uma área particular, alvo de processo de reintegração de posse, como é o caso do Jardim Santo André. Ainda há famílias em vulnerabilidade social e as atendidas pelo programa de Aluguel Social.

Fonte: Sorocaba Fácil





Deixe seu comentário