Faixas para transporte coletivo ainda geram dúvidas em Sorocaba

Em menos de um mês de implantação, as faixas exclusivas para o transporte coletivo em Sorocaba (SP) já geram reclamações, dúvidas, elogios e aborrecimentos. Por enquanto, os motoristas estão apenas sendo orientados pelos agentes de trânsito. Em breve, quem desrespeitar a determinação estará sujeito a multa, como mostra a reportagem do Tem Notícias.

A proposta é facilitar a ida ao emprego e a volta para a casa de quem usa o transporte coletivo. Nas faixas são permitidos apenas ônibus, táxis, vans escolares, fretados, bicicletas e veículos de emergência podem circular pelos horários considerados de pico. O período vai das 6h às 8h e das 17h às 19h.

A faixa, identificada pela pintura azul, foi instalada nas ruas Hermelino Matarazzo e Comendador Oetterer, consideradas de grande movimento na região central.





Alguns motoristas já se acostumaram com a ideia e cumprem a norma. Mas a equipe do Tem Notícias flagrou muitas irregularidades. Veículos que não poderiam passar pela faixa atravessam tranquilamente. Alguns só obedecem a determinação se encontram um agente de trãnsito.

Por meio de uma nota, a Urbes- empresa que administra o trânsito da cidade, informou que a fiscalização se dará por meio dos agentes de trânsito. O prazo previamente estabelecido para o período de orientação e adaptação dos motoristas foi de 45 dias. Durante esse período os agentes de trânsito estão orientando os motoristas. A partir do dia 11 de outubro, a Urbes irá reavaliar se inicia a fiscalização do cumprimento das faixas exclusivas nas referidas vias.

A Urbes orienta ainda para os motoristas que precisam acessar as ruas transversais à direita das faixas exclusivas que acionem a seta com antecedência para sinalizar a intenção de conversão e utilizem a faixa exclusiva como faixa de desaceleração antes de fazer a conversão.

Fonte: G1





Deixe seu comentário