Biblioteca Infantil Municipal Renato Sêneca de Sá Fleury Sorocaba

Administrada pela Secretaria da Cultura (Secult), a Biblioteca Infantil Municipal Renato Sêneca de Sá Fleury Sorocaba oferece e facilita o acesso aos bens culturais em seus diferentes meios; sejam livros, revistas, imagens, objetos e atividades que despertem o interesse pela leitura e desenvolvimento pessoal e social, principalmente das crianças e adolescentes.

Em 15 de agosto de 1986, foi inaugurada a Biblioteca Infantil Municipal. O educador e escritor sorocabano, pioneiro da moderna pedagogia brasileira e autor infanto-juvenil, laureado com o primeiro Prêmio Jabuti de Literatura, Renato Sêneca de Sá Fleury, tornou-se patrono do espaço, emprestando seu nome à Biblioteca Infantil.

Biblioteca Infantil Municipal Renato Sêneca de Sá Fleury Sorocaba

O pesquisador José Rubens Incao ficou encarregado da administração do espaço e continua cuidando do local até os dias atuais. Desde a sua inauguração, o espaço iniciou uma série de atividades buscando atrair e fixar seu público, como cursos de dobraduras, pintura, desenho, teatro, mitologia, música e passeios, entre outros. Em 1987, foi criada a Gibiteca (acervo de histórias em quadrinhos) e em 1988 a primeira Brinquedoteca do interior paulista, atraindo um grande público.

Atualmente o acervo reúne cerca de 18.500 livros, além de revistas, discos, brinquedos, obras de artes, objetos e documentos. Preserva a memória de historiadores, escritores e artistas como Waldemar Iglésias Fernandes, Benedito Cleto, Landa Lopes, Porphirio Rogich Vieira e Carlos Castelhano, além das coleções: Memória da Infância e Memória do Circo.

O prédio da Biblioteca Infantil foi construído em 1896 para servir de residência e, posteriormente, foi utilizado como banco, museu, núcleo de entidades culturais e, atualmente, como biblioteca. A construção preserva elementos de todas as suas passagens e abriga um jardim interno, uma cozinha caipira e até um circo. É o único imóvel público do Centro que mantém as características do final do século 19: jardim interno e quintal e as transformações pelas quais passou em sua existência.





Biblioteca Infantil Municipal Renato Sêneca de Sá Fleury Sorocaba Bibliotecas Hoje

Hoje em dia, as bibliotecas não são somente guardiãs de livros, porém, da mesma forma, de dicionários, enciclopédias, monografias, manuais, documentos tridimensionais, almanaques, atlas, jornais, revistas, mapas, cartazes, manuscritos, filmes, discos, CDs, fitas, VHS, DVDs, BDs, ou bancos de dados (arquivos em PDF ou DOC), fotografias, telas e microfilmes. Revistas e jornais são classificados como material periódico, também são organizados e armazenados em uma seção da biblioteca denominada hemeroteca – espaço próprio para este tipo de material informativo.

Porém, o velho conceito de “depósito de livros” foi redefinido para “ambiente físico ou virtual destinado à coleção de informações com a finalidade de auxiliar pesquisas e trabalhos escolares ou para praticar o hábito de leitura, material este seja impressos em folhas de papel ou ainda digitalizadas e armazenadas em outros tipos de materiais, tais como CD, fitas, VHS, DVD ou bancos de dados (arquivos em PDF ou DOC).

 Horário de Funcionamento Biblioteca Infantil Municipal Renato Sêneca de Sá Fleury em Sorocaba

  • Segunda a Sexta das 08h às 17h

Onde fica, Endereço e Telefone Biblioteca Infantil Municipal Renato Sêneca de Sá Fleury em Sorocaba

  • R. da Penha, 673 – Centro – Sorocaba – SP
  • Telefone: (15) 3231-5723

Mapa de localização





Deixe seu comentário