Biblioteca Campus Sorocaba UFSCAR

A Biblioteca Campus Sorocaba – B-So faz parte do Sistema Integrado de Bibliotecas da UFSCar juntamente com as demais Bibliotecas integrantes: Biblioteca Comunitária – BCo, Biblioteca Campus Araras – B-Ar e Biblioteca Campus Lagoa do Sino – B-LS.

A B-So presta serviços para a comunidade interna do campus: alunos, servidores docentes e servidores técnicos administrativos, atendendo à demanda dos cursos de graduação e pós-graduação ofertados no campus. Sendo a consulta ao acervo aberta ao público em geral.

Biblioteca Campus Sorocaba UFSCAR

A biblioteca possui uma área total de 1.680 m², dividida em área de serviços internos, área de circulação, área de acervo, sala de estudo individual e salas de estudo em grupo.

A B-So possui em seu acervo as coleções especiais: História em Quadrinhos, alocada no Espaço HQ da biblioteca e que conta com mais de 5 mil títulos; e a coleção arquivística composta pelo acervo documental do professor Domingos de Toledo Piza, pioneiro da indústria do turismo do Brasil e do chamado “estudo do meio”.

A organização segundo algumas regras para catalogar e arquivar as obras impressas, com intuito de que seja possível de se encontrarem de maneira imediata por meio de classificações como autor, assunto, ou diferente caraterística de importância.

Os profissionais que lidam com esses objetivos são os bibliotecários, com formação em biblioteconomia, curso ensinado em instituições de ensino superior. Para os visitantes, as bibliotecas têm três finalidades básicas: estudar, ler e consultar as obras. O público procurador comum das bibliotecas está buscando um estudo sobre um certo tema, de simples leitura por diversão, ou de realização de pesquisa a respeito de alguns assuntos. Por essa razão mesmo, há uma grande variedade de pessoas que visitam as bibliotecas quando se é tratado de bibliotecas generalistas.

Biblioteca Campus Sorocaba UFSCAR Acervo

O acervo físico da B-So é composto por 10.189 títulos e contém 28.331 exemplares, compreendendo livros, periódicos, teses e dissertações. O acervo digital da biblioteca contém 365.419 títulos, compreendendo Assinaturas a Bases de Dados, E-books e Repositório Institucional, sendo este tipo de acervo comum às quatro bibliotecas.

Os acervos das Bibliotecas estão disponibilizados em um catálogo global que possibilita a consulta simultânea, ou em cada uma delas.





Bibliotecas Hoje

Hoje em dia, as bibliotecas não são somente guardiãs de livros, porém, da mesma forma, de dicionários, enciclopédias, monografias, manuais, documentos tridimensionais, almanaques, atlas, jornais, revistas, mapas, cartazes, manuscritos, filmes, discos, CDs, fitas, VHS, DVDs, BDs, ou bancos de dados (arquivos em PDF ou DOC), fotografias, telas e microfilmes. Revistas e jornais são classificados como material periódico, também são organizados e armazenados em uma seção da biblioteca denominada hemeroteca – espaço próprio para este tipo de material informativo.

Porém, o velho conceito de “depósito de livros” foi redefinido para “ambiente físico ou virtual destinado à coleção de informações com a finalidade de auxiliar pesquisas e trabalhos escolares ou para praticar o hábito de leitura, material este seja impressos em folhas de papel ou ainda digitalizadas e armazenadas em outros tipos de materiais, tais como CD, fitas, VHS, DVD ou bancos de dados (arquivos em PDF ou DOC).

Horário de Funcionamento Biblioteca Campus em Sorocaba

  • Segunda a Sexta das 08h às 21h45

Onde fica, Endereço e Telefone Biblioteca Campus em Sorocaba

  • Rodovia João Leme dos Santos, SP-264, Km 110 – Bairro do Itinga – Sorocaba – SP
  • Telefone: (15) 3229-5989

Outras informações e site

Mapa de localização

Biblioteca Campus Sorocaba UFSCAR
5 (100%) 1 voto[s]




Deixe seu comentário