Interrompendo uma sequência de cinco meses consecutivos, a região de abrangência do Ciesp Sorocaba, composta por 48 municípios, registrou queda no nível de emprego em junho, conforme aponta a pesquisa divulgada mensalmente pela entidade. De acordo com o levantamento, houve uma ligeira queda (-0,10%), assim como em outras 16 (de um total de 35) regionais da entidade.
Isso significa que aproximadamente 100 vagas de trabalho foram fechadas na região nesse período. Já na análise do desempenho acumulado do ano o resultado é positivo: de janeiro a junho, cerca de 1.700 contratações foram efetuadas. Nos últimos 12 meses, por sua vez, a variação chega a 4,89%, representando a abertura de aproximadamente 5.100 novas vagas.
O resultado foi influenciado pelo fraco desempenho dos setores produtos alimentícios (-1,81%) produtos de metal – exceto máquinas e equipamentos – (-1,81%) e máquinas e equipamentos (-0,07%), que são os que mais influenciam no cálculo do índice total na região. Por outro lado, a alta nas áreas de e veículos automotores e autopeças (0,24%) e produtos de borracha e plástico (1,84%) impediu que a queda fosse ainda mais acentuada.
Queda generalizada
O desempenho registrado em Sorocaba acompanha a queda registrada na maior parte do estado. Das 35 diretorias pesquisadas, 17 apresentaram resultado negativo, em três delas o desempenho foi tecnicamente neutro e em 15 houve crescimento, em relação a junho.
As regiões que apresentaram melhores resultados foram Matão (1,93), São José dos Campos (1,03%) e Piracicaba (0,72%). No outro extremo, registraram as maiores baixas: Presidente Prudente (-1,06%), Santo André (-1,14%) e Botucatu (-9,53%).
A capital e o estado de São Paulo como um todo apresentaram o mesmo resultado, com um comportamento estável (0,03%). Para o interior, não houve variação. A pesquisa é baseada numa amostra constituída por aproximadamente 3 mil indústrias – distribuídas por todo o estado de São Paulo – compreendendo cerca de 1,2 milhão de empregos.
Fonte: Itu.com.br