28 de Setembro é campeã do carnaval 2013 de Sorocaba

A escola de samba 28 de Setembro é a campeã do carnaval 2013 de Sorocaba (SP), com 188 pontos. O resultado saiu após a apuração, realizada na tarde desta quarta-feira (13), no Parque dos Espanhóis. Além do troféu, a escola ganha R$ 3 mil.

Neste ano, a escola na cidade de Sorocaba desfilou com o samba-enredo que trata sobre o sentimento universal, que une pessoas de todos os cantos do mundo: o amor.  Sentimento este que foi suficiente para atrair os jurados para a conquista deste título para a escola.

Com samba-enredo de Júlio Nascimento, a 28 de Setembro passou pela avenida no sábado (9), primeiro dia de desfiles na cidade, com 12 alas, dois carros alegóricos e cerca de 300 integrantes.

Para a presidente da escola de samba, Marina Carvalho, faltou palavras para descrever a vitória. “Não tenho palavras, a emoção é forte demais nesse momento. Isso é resultado do trabalho de uma diretoria que trabalhou muito sério para que chegassemos a ser campeãs. Além disso, cada integrante trabalhou muito para sentirmos essa alegria que estando tendo agora”,  contou.

Relembre o carnaval de rua de Sorocaba
Com o samba enredo Ilha de Marajó, a escola de samba Carinhosa da Nova Esperança abriu a primeira noite de carnaval em Sorocaba (SP) e encantou os foliões da cidade. Com 200 integrantes, dez alas e dois carros alegóricos, o compositor Peu de Sá levou para a avenida os encantos da ilha, que fica no Pará. As alas mostraram os índios, primeiros habitantes do local e a riqueza da fauna e da flora.

Já a Unidos do Cativeiro apostou no tema ‘Viva o Negro’ para mostrar a importância da imigração ao Brasil. O tema já é uma bandeira antiga da agremiação, o que facilitou transformar o pensamento em samba. Com 200 integrantes, dez alas e dois carros, a escola foi a segunda a se apresentar no sábado (9) de carnaval.





Em seguida, a 28 de Setembro levou o amor para a avenida. O tema utilizado foi do sentimento universal que une povos do mundo inteiro. O amor que ultrapassa as diferenças foi abordado em todas as facetas. A escola contou com cerca de 400 integrantes e dois carros alegóricos.

Quem encerrou a noite de sábado (9) em Sorocaba foi a Estrela da Vila, que contou a história do Antigo Egito, com o tema ‘Mistério: das areias do tempo ao pó do esquecimento’. A escola, que é a atual campeã do carnaval de Sorocaba, levou cerca de 250 integrantes para a avenida, que desfilaram ao som do samba enredo de Royce do Cavaco.

A festa do domingo (10) começou com a estreante no carnaval sorocabano, a Furiosa da Real. O enredo homenageou os 100 anos do Esporte Clube São Bento. O azulão saiu dos gramados e ganhou a avenida, predominando a cor do time pelo sambódromo.

Em seguida, desfilou a Império do Parque das Águas. A escola optou por homenagear Sorocaba em seu samba enredo. Para demonstrar o amor pela cidade, a escola recorreu a sua história de fundação.

A Gaviões da Fiel foi para a avenida contar a história do jornal Cruzeiro do Sul. A homenagem a um veículo de comunicação, segundo os integrantes da escola, foi devido aos corintianos estarem acostumados a acompanhar as conquistas do time pelas páginas do jornal.

Para encerrar os desfiles, a Planeta Negro se inspirou em uma obra-prima de Dante Alighieri para escolher o enredo. Com o tema “Divina Comédia: a arte de sobreviver”, mostrou na avenida uma rotina de luta e superação, tudo com muita poesia.

Fonte: G1





Deixe seu comentário