O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) foi criado em 22 de janeiro de 1942, pelo Decreto-Lei 4.048 do então presidente Getúlio Vargas, com a missão de formar profissionais para a indústria nacional.

Inaugurada em 25 de agosto de 1962, a Escola SENAI Sorocaba recebeu o nome de “Gaspar Ricardo Júnior”, em homenagem ao ex-diretor da Estrada de Ferro Sorocabana.

Senai Sorocaba

Em 2005 a Escola foi reinaugurada após uma reforma radical e ampla modernização, sendo equipada com novos laboratórios e oficinas que incorporaram a mais moderna tecnologia. Sobre esta base a Escola pôde aprimorar seu atendimento, passando a oferecer novos cursos de nível técnico e de formação inicial e continuada.

Em 2017 foi inaugurada a nova escola do Senai na cidade, chamada Escola Senai Luiz Pagliato.

Senai Sorocaba Cursos

Em 2012 iniciou a primeira turma do Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica inaugurando um novo nível de formação, para atender a demanda de mercado deste profissional.

Em 2016 iniciaram duas turmas de Pós-Graduação Graduação Lato Sensu: Otimização e Gerenciamento da Manufatura e Automação Industrial.

Atualmente, a Escola desenvolve:

  • Cursos de Aprendizagem Industrial (CAI): Almoxarife, Assistente Administrativo, Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica, Ferramenteiro de Corte, Dobra e Repuxo, Mecânico de Usinagem e Operador de Produção Industrial, sendo o último realizado no sistema dual, com a parte prática desenvolvida na empresa.
  • Curso Técnico (CT): Mecatrônica;
  • Curso Superior de Tecnologia (CST): Tecnologia em Fabricação Mecânica;
  • Cursos de Pós Graduação Lato Sensu: Otimização e Gerenciamento da Manufatura e Automação Industrial;
  • Cursos de Formação Inicial e Continuada – Escola (FIC-E): Programas de curta duração abertos às empresas e à comunidade, distribuídos nas áreas: Automação, Eletroeletrônica, Gestão, Logística, Metalmecânica, Plástico, Refrigeração e Climatização, Segurança do Trabalho e Tecnologia da Informação;
  • Cursos de Formação Inicial e Continuada – Empresa Entidade (FIC-EE): Programas com foco na necessidade das empresas e comunitários em parceria com instituições públicas e privadas: Programa Comunitário de Formação Profissional (PCFP) e Programa SENAI “Escola de Vida e Trabalho” (EVT).

Cursos Gratuitos Senai Sorocaba

O Senai Sorocaba oferece aos interessados bolsas de estudos. São elas: parciais ou integrais nos cursos de:





  1. Nos cursos de Aprendizagem Industrial e Técnico, as bolsas são sempre integrais.
  2. No Curso Superior (Graduação), podem ser concedidas bolsas parciais.
  3. Em cursos livres com mais de 160 horas, podem ser concedidas bolsas integrais.
Para se inscrever, é preciso:

  • Ter 18 anos ou mais, na data de início do curso;
  • Não ser bolsista em outro curso no SENAI-SP;
  • Atender aos requisitos para ingresso no curso escolhido.
Após a inscrição dos candidatos, caso o número de inscritos supere o total de vagas, haverá classificação com base em:

  • Situação de emprego, em que terá prioridade o candidato desempregado;
  • Grau de escolaridade, em que terá prioridade quem cursou, no máximo, o ensino médio. A preferência é ter concluído o ensino médio, em seguida quem está cursando o ensino médio, até chegar à escolaridade mínima prevista como requisito para realizar o curso;
  • Renda, em que terá prioridade os de menor renda per capita. A renda per capita é calculada a partir dos rendimentos e do número de pessoas da família, que moram com o candidato;

Senai Itavuvu Sorocaba – Unidade “Luiz Pagliato”:

O Senai inaugurou no ano de 2017, a segunda unidade da escola na cidade de Sorocaba. A unidade Luiz Pagliato fica na avenida Itavuvu, na zona norte de Sorocaba.

A nova unidade do Senai em Sorocaba atualmente oferece cursos de Aprendizagem Industrial e de Formação Inicial Continuada.

Vagas Senai Sorocaba – Trabalhe Conosco

O SENAI Sorocaba busca profissionais qualificados, que possam atuar nas áreas de formação profissional e prestação de serviços tecnológicos, bem como em setores de apoio técnico e administrativo.

Clique aqui para enviar os seus dados e se candidatar a uma vaga no Senai Sorocaba.

Horário de Funcionamento Senai em Sorocaba

  • Senai Santa Rosália: Segunda a sexta das 8h às 21 h e sábados das 8 às 15 h
  • Senai Itavuvu: Segunda a sexta das 8h às 20 h e sábados das 8 às 15 h

Endereço e Telefone Senai Santa Rosália Sorocaba

  • Senai Santa Rosália: Praça Roberto Mange, 30 – Sta Rosália – Telefone: (15) 3212-7400
  • Senai Itavuvu: Av. Itavuvu, 6515 – Zona Norte – Telefone: (15) 3212-7400

Outras informações e site

Mapa de localização – Senai Santa Rosália