Sorocaba ganha novos ônibus a partir de segunda

A partir de segunda-feira, a cidade Sorocaba contará com uma nova empresa para operar o transporte coletivo. O Consórcio Sorocaba vai atuar no chamado lote 1 e deve receber R$ 463 milhões da prefeitura por um contrato de oito anos.

O prefeito Vitor Lippi (PSDB) apresenta hoje, às 10h, os primeiros 41  ônibus. De acordo com a Urbes – Trânsito e Transportes, os veículos são todos adaptados com elevadores para acesso de pessoas com deficiência física.

A transição da frota ocorrerá de forma gradual, atendendo inicialmente 15 linhas. A empresa entregará 179 ônibus zero quilômetro.

Para  o Serviço de Transporte Especial serão apresentados nove  micro-ônibus, dois a mais que os existentes na atual frota. Esses novos veículos foram dimensionados para uma maior acomodação, ampliando a quantidade do box para cadeiras de rodas, proporcionando melhor atendimento no setor de transporte especial.

Com a inclusão de todos esses ônibus, a idade média da  frota do transporte coletivo em Sorocaba passa a ser inferior a 2,33 anos, aumentando assim  a qualidade dos serviços prestados, destaca o presidente da Urbes, Renato Gianolla.





Intervenção/A intervenção na  TCS (Transporte Coletivo Sorocaba), que operava o lote 1,   durou 18 meses (julho de 2008 a janeiro de 2010).  A medida foi tomada pela Urbes por dívidas trabalhistas e com credores que a empresa tinha e  que colocava em risco a operacionalização do sistema na cidade.

A Câmara chegou a abrir uma  CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar   possíveis irregularidades na intervenção feita junto a TCS. Após seis meses de apuração, em  1º de junho do ano passado, nenhum culpado foi apontado.

De acordo com o relatório do então vereador Carlos Cezar, a conclusão foi  que o desempenho da intervenção da Urbes foi positivo, pois a empresa [TCS] foi encontrada com incapacidade total de operar na cidade.
As linhas beneficiadas

02
Brasilândia
16
Angélica/Botucatu
20
Carol
23
Industrial/Dois Corações
24 e 25
Guadalupe e Itavuvu
39
Aldeia dos Laranjais
39/1
Esmeralda/Portal do Itavuvu
45
Retiro São João
46
Paineiras
50
Hungarês
54
Paes de Linhares
58/1
Vitória Régia/Sorocaba Park
61
Iporanga
70
Nova Horizonte

Fonte: Rede Bom Dia





Deixe seu comentário