Profissionais recebem orientações sobre leishmaniose em Sorocaba

A área da Vigilância em Saúde de Sorocaba (SP) realiza nesta quinta-feira (30), às 9h, uma reunião com os veterinários para abordar o protocolo de atendimento em casos de Leishmaniose Visceral Canina.

O primeiro caso autóctone foi registrado na cidade recentemente e, por isso, o encontro deve orientar os profissionais no atendimento. O evento será no Salão Verde da unidade Seminário da Prefeitura, localizado na Avenida Eugênio Salerno, 140, no Centro.

Devem participar profissionais autônomos cadastrados na Prefeitura Municipal de Sorocaba, assim como as clínicas veterinárias e pet shops do município. Durante a reunião, serão abordadas questões sobre notificação da doença, os exames, sintomas, entre outras.

De acordo com a equipe de saúde, o protocolo de atendimento é importante para que todos trabalhem de maneira uniforme.





1° caso de leishmaniose em Sorocaba
O primeiro caso positivo de leishmaniose visceral canina no município foi confirmado pela Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), da Secretaria de Estado da Saúde, no dia 30 de julho e comunicado à SES no dia 2 de agosto. A doença foi confirmada em uma cadela com 9 anos, domiciliada há 8 anos no Jardim das Estrelas, na Zona Leste.

Sintomas
Os principais sintomas da leishmaniose visceral são febre intermitente com semanas de duração, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, palidez, problemas respiratórios, diarreia, sangramentos na boca e nos intestinos.

Fonte: G1

 





Deixe seu comentário