Mais de 450 pessoas já se inscreveram para o Megaplantio

Na manhã de domingo (9), a partir das 9h, acontecerá a 3ª edição do Megaplantio. A população ajudará a Prefeitura Municipal de Sorocaba a plantar 30 mil árvores nativas e frutíferas numa área de 14 mil m² no Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade, localizado na Zona Norte do município. Até às 15h30 de ontem segunda-feira (3), mais de 450 pessoas já haviam se inscrito para participar da ação ambiental.

Coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o Megaplantio faz parte das ações do Plano Municipal de Arborização Urbana, que tem como meta o plantio de 500 mil árvores em Sorocaba até o final deste ano. Até o momento foram plantadas 452.478 mudas.

Na ação deste domigo serão plantadas árvores de mais de 100 espécies, sendo 70% de mudas nativas e 30% frutíferas. Entre elas estão a aroeira-salsa, aroeira-pimenteira, jequitibá-branco, jequitibá-rosa, canafístula, angico, ipê-amarelo, ipê-roxo, gabiroba e goiaba. Todas produzidas nos viveiros das Penitenciárias “Dr. Danilo Pinheiro”, no Mineirão, e “Dr. Antônio Souza Netto”, em Aparecidinha; além daquelas já existentes no Parque Natural “Chico Mendes”, na Universidade de Sorocaba (Uniso) e no Núcleo de Acolhimento Integrado de Sorocaba (Nais).





Toda a infraestrutura necessária, limpeza da área, terraplanagem, preparação dos sulcos, transporte e seleção das mudas, tutores, insumos está sendo realizada pela Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) e pela Sema.

Nesta terça-feira (4), a Seobe inincia a preparação do solo para o plantio. Também neste dia, a partir das 10h, a Sema levará os 35 estagiários da pasta para conhecerem o local. Eles vão auxiliar a população no dia da ação ambiental.

Como participar

A expectativa é que pelo menos dois mil sorocabanos participem do Megaplantio, seja individualmente, ao lado de amigos, familiares e outros grupos. Além de tomar alguns cuidados, como providenciar proteção contra o sol utilizando filtro solar, óculos escuros, boné ou chapéu, se hidratar e utilizar roupas leves, os participantes devem levar pazinhas para facilitar o plantio.

Os interessados em participar da ação ambiental devem se inscrever pelo e-mailmegaplantio1@gmail.com até esta sexta-feira (7) e informar os seguintes dados: nome completo ou razão social, endereço e telefone. Informações pelo telefone 3219.2280.

Fonte: Sorocaba Fácil





Deixe seu comentário