Autoridades analisam situação de hospital psiquiátrico de Sorocaba

Um grupo de autoridades, formado por especialistas em tratamento de pessoas com problemas mentais e promotores, se reuniu em São Paulo nesta quinta-feira (25) para continuar a análise dos dados levantados durante a operação que resultou na interdição do Hospital Vera Cruz, em Sorocaba (SP).

Ainda não há prazo para o fim do trabalho, mas deverá ser assinado um acordo para garantir que as irregularidades não se repitam nas unidades hospitalares.

A força-tarefa criada pra acompanhar a situação dos pacientes ainda não sabe o destino dos mais de 400 doentes internados no hospital. Até junho de 2013, quando termina o convênio da prefeitura com o hospital, todos terão que ser encaminhados pra outras instituições.

As alternativas são residências terapêuticas ou os Centros de Atendimento Psicossocial (Caps). Com isso, os hospitais psiquiátricos deverão ser fechados.

O resultado do censo realizado no começo de outubro no Hospital Vera Cruz ainda esta sendo analisado por especialistas do Ministério da Saúde e promotores de justiça.





Os dados vão ajudar as autoridades de saúde a propor mudanças no atendimento aos doentes mentais.

O levantamento revelou informações importantes, como detalhes de cada um dos 400 pacientes internados na unidade. Mas este resultado não vai ser divulgado.

Entenda o caso
O Hospital Vera Cruz foi interditado em agosto deste ano e proibido de receber novos pacientes. A instituição é acusada pelo Ministério Público de maus-tratos, tortura e cárcere privado. As irregularidades são apuradas pelo grupo de atuação e combate ao crime organizado e pela polícia.

Nas reuniões realizadas na sede da promotoria em São Paulo, a prioridade é resolver os problemas no Vera Cruz, mas a proposta é cobrar melhorias em todos os hospitais psiquiátricos.

Para exigir que os donos cumpram a política nacional de saúde mental, o Ministério Público está criando um acordo que será assinado pelo Governo Federal, Secretaria Estadual de Saúde e pelas prefeituras. É um compromisso pra garantir um atendimento mais humanizado aos pacientes.

Fonte: G1





Deixe seu comentário