19 novos casos de dengue são registrados em uma semana em Sorocaba

De acordo com o novo Boletim Epidemiológico, divulgado pela Área de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde na cidade de Sorocaba (SES) nesta segunda-feira (4), desde o início do ano até o dia 1º de março, foram confirmados 189 casos de dengue na cidade. Deste total, 155 casos são autóctones (contraídos na própria cidade) e 34, importados (contraídos em outras localidades).

Uma análise epidemiológica do surto em andamento na cidade aponta algumas características e informações sobre a evolução da dengue em 2013. Do total de 2.237 notificações de casos suspeitos, até o dia 1º de março, 2.048 (91,5%) foram descartados. Os gráficos que ilustram o comportamento da doença em Sorocaba apontam que os números de 2013 estão maiores em sua totalidade, se comparados ao mesmo período dos anos anteriores (2012 e 2011). Porém, nas duas últimas semanas, observa-se a queda do número de casos confirmados na cidade.





“Apesar dos números estarem abaixo da projeção inicial feita pela SES, é importante que todos os sorocabanos façam sua parte, ajudando o Poder Público nesta tarefa de combater o mosquito transmissor, eliminando os criadouros, que geralmente se formam em locais que acumulam água”, comenta Daniela Valentim dos Santos, diretora da Área de Vigilância em Saúde da SES.

Ainda segundo o último boletim, a maioria dos casos confirmados na cidade apresenta-se na classificação de dengue clássica, com boa evolução. Foram registrados casos positivos de dengue em todas as faixas etárias, com uma leve predominância em pessoas com idades entre 20 e 29 anos. Há o registro de alguns pacientes com complicações (de leves a moderadas). No dia 15 de fevereiro, foi registrado um óbito por dengue em Sorocaba, em um menor, de 13 anos.

Fonte: Sorocaba Fácil





Deixe seu comentário