Hospital Regional de Sorocaba

Hospital Regional de SorocabaO Hospital Regional de Sorocaba, foi inaugurado em novembro de 1969, com 300 leitos. Anos depois foi construído o Hospital Leonor Mendes de Barros (inicialmente apenas para tuberculosos).

A origem do hospital remonta à perseverança de antigos alunos de Medicina da PUC-Sorocaba. A 15ª turma promoveu pressão ao governo para que o Hospital Regional fosse construído com recursos públicos. “Em plena ditadura militar, resolvemos ir a São Paulo para pedir ao então governador Adhemar de Barros, que a obra fosse executada dessa maneira”, recorda o ex-aluno Sandro Fabi.

E assim, quase cem estudantes do curso de Medicina da PUC-SP decidiram ir de trem até São Paulo. “Ao chegarmos à estação ferroviária, agentes da polícia nos interceptaram e só permitiram que três colegas descessem para explicar qual era o nosso objetivo”, conta Sandro.

Depois de dadas as explicações, os agentes autorizaram o desembarque do restante do grupo, mas sob uma condição: que se dirigissem até a residência do governador em fila e ordenadamente, sem qualquer tipo de algazarra. “Durante todo o trajeto fomos escoltados por policiais e seguidos por um veículo militar.

Ao chegarmos à residência do governador, em Campos Elíseos, ele nos recebeu e fizemos nossa solicitação”, lembra-se Sandro. A pressão deu certo e o Hospital Regional foi erguido com recursos públicos e até hoje é um dos campos de estágio e residência médica utilizados pela PUC-SP.

Hospital Regional de Sorocaba
Rua Cláudio Manoel da Costa, s/n - Jd Vergueiro - Cidade Sorocaba - SP
(15) 3332-9100



Gostou do nosso site? Então compartilhe:



 

  Sobre o EncontraSorocaba
Fale com EncontraSorocaba
Anuncie no EncontraSorocaba
Cadastre sua Empresa no EncontraSorocaba (grátis)
+Seja um Franqueado EncontraBR


Termos EncontraSorocaba | Privacidade EncontraSorocaba


Bandeira de Sorocaba