Sobre Sorocaba

Cidade de Sorocaba

Sorocaba é um município brasileiro localizado no interior do estado de São Paulo. A metrópole brasileira, considerada cidade grande, é a quarta mais populosa do interior de São Paulo (atrás de Campinas, São José dos Campos e Ribeirão Preto), com uma população estimada em 584.313 habitantes é uma capital regional, porém a microrregião de Sorocaba conta com 14 municípios, somando mais de 1,5 milhão de habitantes. Possui uma área de 456,0 km², sendo 349,2 km² de área urbana e 106,8 km² de área rural.

Proporcional à população, o município é o menos violento do interior, devido à grande atuação da Polícia Militar, Civil e Municipal, principalmente entre 2000 e 2002, que combateu com intensidade a violência, a exploração do trabalho infantil e o tráfico de drogas.

Ao longo dos últimos 12 anos a cidade vem passando por diversos projetos de urbanização, tornando-se hoje uma das 10 cidades mais bonitas do estado de São Paulo. A Cidade Sorocaba recebeu urbanização de ruas e avenidas, se preparando para o tráfego intenso pelo qual recebe diariamente, principalmente veículos de outras cidades (microrregião de Sorocaba).

A cidade conta com 60 quilômetros de ciclovias criadas nas avenidas principais da cidade, sendo possível atravessá-la somente utilizando-se bicicletas como meio de transporte. O planejamento do município prevê a construção da maior rede cicloviária da América Latina nos próximos anos e a implantação de um sistema de bicicletas públicas, semelhantes ao das cidades europeias de Barcelona e Paris.

Atualmente, é a segunda maior malha cicloviária do Brasil, atrás apenas do Rio de Janeiro.

É o oitavo município brasileiro e o quarto mercado consumidor do estado fora da Região Metropolitana da capital, com um potencial de consumo per capita anual estimado em 2,4 mil dólares para a população urbana e 917 dólares para a rural (7,2 mil pessoas), e a vigésima nona cidade brasileira com maior potencial de consumo. Ainda, é a 4ª maior cidade paulista a receber novos investimentos e uma das maiores do País, figurando na lista das 30 cidades que mais geram empregos no Brasil.

Economia

Sorocaba registra hoje uma diversificação econômica raramente vista em outros municípios brasileiros. Sorocaba é a quinta cidade em desenvolvimento econômico do Estado, com investimentos da ordem de 3,5 bilhões de dólares, com cinco bilhões de dólares de Produto Interno Bruto (PIB). Suas indústrias exportam para mais de 115 países gerando impostos da ordem de 370 milhões de dólares por ano. Existe (em 2006) em Sorocaba cerca de 1.700 indústrias instaladas, 15.300 pontos de comércio, 9.900 prestadores de serviço e 25 mil trabalhadores autônomos. Localizada num região privilegiada, próxima a vias de acesso rodoviário e hidroviário que a ligam aos grandes centros de consumo e levam na direção dos demais países do Mercosul (Argentina, Uruguai e Paraguai), Sorocaba oferece atrativo adicional às empresas: uma estrutura de qualificação de mão-de-obra que cobre com qualidade o nível operacional.

Sorocaba faz parte do Complexo Metropolitano Estendido da cidade de São Paulo, que é formado pelas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e da Baixada Santista, e pelas cidades de São José dos Campos, Sorocaba e Jundiaí, e cuja a população somada utrapassa os 31 milhões de habitantes. Nos últimos anos Sorocaba ultrapassou Ribeirão Preto em número de habitantes e atualmente é a terceira maior cidade do interior do estado de São Paulo, superada apenas por Campinas e São José dos Campos.

A cidade possui diversos programas e organizações não governamentais que combatem a miséria e a pobreza, além do grande incentivo da Prefeitura de Sorocaba, consequentemente as avenidas e ruas são pouco usadas por mendigos ou pedintes como fonte de renda e sobrevivência.

Por isso, atualmente, Sorocaba oferece grande qualidade de vida aos sorocabanos, que vivem numa cidade arborizada, com inúmeras praças e pontos turísticos ativos e restaurados, ruas e avenidas possuem sinalização, tornando fácil o acesso a turistas e moradores da microrregião de Sorocaba, o tráfego intenso é atendido pela urbanização vigente, a violência é controlada e ativa e a pobreza não é visível.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra São Paulo criou o Encontra Sorocaba.

Blog do Guia da Cidade de Sorocaba

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Sorocaba por e-mail
 

Cidades de SP: Limites - Cidades Vizinhas

Porto Feliz, Votorantim, Mairinque, Itu, Araçoiaba da Serra, Salto de Pirapora, Iperó, Alumínio, Capela do Alto, Boituva, Piedade, Ibiúna, Cabreúva e Tatuí. É uma das cidades cortadas ela Rodovia Raposo Tavares

Dados Principais sobre Sorocaba

Aniversário: 15 de agosto
Fundação :
1654
Gentílico:
Sorocabano
Area:
449.122 Km²
População
586.311 hab. (2010)
IDH 0,828 - elevado
Prefeitura Sorocaba


Brasão de Sorocaba
Brasão de Sorocaba

Bandeira de Sorocaba
Bandeira de Sorocaba

Vídeo sobre a cidade de Sorocaba
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Sorocaba

Mapa Sorocaba - Ver outros: Mapa São Paulo

 

Moradores ilustres de Sorocaba

 

   
  Sobre o EncontraSorocaba
Fale com EncontraSorocaba
Anuncie no EncontraSorocaba
Cadastre sua Empresa no EncontraSorocaba (grátis)
+Seja um Franqueado EncontraBR


Termos EncontraSorocaba | Privacidade EncontraSorocaba


Bandeira de Sorocaba