Sorocaba é um município brasileiro da Região Metropolitana de Sorocaba, da Mesorregião Macro Metropolitana Paulista e da Microrregião de Sorocaba, no interior do estado de São Paulo.

A População de Sorocaba é a quarta maior do interior de São Paulo e a mais populosa da região sul paulista, com uma população de 671 186 habitantes, estimada pelo IBGE para 1 de julho de 2018, sendo, portanto, uma capital regional.

População Sorocaba

Possui uma área de 450,38 km². O município está integrado — junto com a Grande São Paulo, a Região Metropolitana de Campinas e a Baixada Santista — ao Complexo Metropolitano Expandido, uma megalópole que ultrapassa os 30 milhões de habitantes e que é a primeira aglomeração urbana do tipo no hemisfério sul. A Região Metropolitana de Sorocaba é composta por 26 municípios que somam aproximadamente 2,06 milhões de habitantes, sendo a quarta maior do estado, depois da Região Metropolitana de São Paulo, da Região Metropolitana de Campinas e da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

A cidade é um importante polo industrial do estado de São Paulo e do Brasil, sendo que sua produção industrial chega a mais de 120 países, atingindo um PIB acima dos R$ 32 bilhões, o décimo nono maior do país, a frente de capitais como São Luís, Belém, Vitória, Natal e Florianópolis. As principais bases de sua economia são os setores de indústria, comércio e serviços, com mais 22 mil empresas instaladas, sendo mais de duas mil delas indústrias

População de Sorocaba

A população de Sorocaba estimada pelo IBGE para 1 de julho de 2018 era de 671 186 habitantes.[6] A densidade demográfica era de 1 431,94 hab./km² (a densidade aferida no Censo de 2010 era de 1.304,18). Em relação a 2010, houve um crescimento populacional de cerca de 10%. Em 2010, as mulheres eram maioria, com 51,1% do total. Em números absolutos, eram 299.611 mulheres e 287.014 homens. Havia em 2010, ampla predominância urbana da população em Sorocaba, com apenas 1% da população (5.970 moradores) vivendo na zona rural, contra 580.655 na zona urbana.

Dentre as maiores cidades do Brasil (em população), Sorocaba está em trigésimo segundo lugar. Já dentre as maiores cidades de São Paulo (em população), Sorocaba está em nono lugar. Atualmente, ainda no quesito população, Sorocaba é maior que nove capitais estaduais.

População de Sorocaba Religião

Os maiores grupos religiosos do municípios são: católicos (56,45%), protestantes (27,77%), sem religião (7,42%), |espíritas (3,38%), ateus (0,28%), budistas (0,25%), umbandistas (0,14%) e judeus (0,02%).

A cidade é sede da Arquidiocese de Sorocaba, criada em 4 de julho de 1924. É responsável pelas paróquias dos municípios de Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Boituva, Cerquilho, Iperó, Jumirim, Piedade, Porto Feliz, Salto de Pirapora, Tapiraí, Tietê e Votorantim. Tem Nossa Senhora da Ponte como padroeira. É a Arquidiocese Metropolitana da Região Sul 1. Desde 2016, Dom Júlio Endi Akamine é o Arcebispo Metropolitano de Sorocaba. A Catedral Metropolitana de Sorocaba tem história de mais de dois séculos. Situa-se na Praça Cel. Fernando Prestes, no centro da cidade. É também sede da Arquidiocese de Sorocaba.

A Igreja Presbiteriana de Sorocaba é a mais antiga igreja protestante da cidade, é a sexta igreja presbiteriana do Brasil e a quarta igreja presbiteriana de São Paulo. Foi organizada por missionários norte-americanos no final do Império em 1 de setembro de 1869.

População de Sorocaba Composição Étnica e Imigração

O município de Sorocaba é etnicamente diverso. De acordo com o Censo Demográfico 2010 do IBGE, a população da cidade era composta por brancos (74,45%), pardos (20,26%), pretos (4,06%), amarelos (1,12%) e indígenas (0,10%).





A maior colônia estrangeira de Sorocaba é a espanhola. A numerosa e importante colônia espanhola de Sorocaba é também considerada a maior colônia espanhola do Brasil, sendo composta por 25 mil cidadãos espanhóis e mais de 200 mil hispano descendentes, em sua maioria andaluzes. Os espanhóis começaram a chegar em massa a Sorocaba por volta de 1885. A primeira presença documentada é de António Rodriguez, que chegou nesse ano, empregando-se na fazenda do Coronel José Prestes de Barros; terras que mais tarde iriam dar origem ao bairro do Além Ponte. Com o passar do tempo a colônia se tornou bastante expressiva superando a de portugueses. Entre as famílias aristocratas espanholas que chegaram à cidade, estão a família Ramires (Ramirez), de Andaluzia; Corbalán de Aragão e Martinez, de Almeria. Os bairros sorocabanos de Vila Hortência e Barcelona foram formados pela comunidade espanhola. Sua influência também é notória no esporte local, através do Clube Atlético Barcelona; na economia, com diversas empresas e comércios da cidade sendo fundados e mantidos por famílias de origem espanhola e na política, com a presença de muitos políticos de origem espanhola.

Outra colônia bastante expressiva da região de Sorocaba, com cerca de 25 mil membros, é a de portugueses, principalmente em São Roque, que recebeu a alcunha de Sintra brasileira e abriga diversos restaurantes de culinária portuguesa. Em Sorocaba, a comunidade portuguesa é responsável pela Sociedade Beneficente e Recreativa Vasco da Gama, criada em 1898.

Foi também significativa a chegada a Sorocaba de imigrantes italianos a partir de 1885, para trabalhar principalmente nas lavouras de café, na indústria têxtil, que se instalara na cidade por volta de 1880 e no setor de serviços. A colônia japonesa também teve forte influência na sociedade sorocabana.

População de Sorocaba Região Metropolitana

Foi apresentado no dia 8 de outubro de 2005 na Assembleia Legislativa de São Paulo o o Projeto de Lei Complementar nº 33/2005 com o propósito de criação da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) e o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba. Até então, o referido projeto tramitava em regime de urgência quando o governo paulista assinou no dia 23 de dezembro de 2013 a mensagem de um projeto de lei com o mesmo propósito. O Projeto de Lei Complementar 01/2004 foi aprovado com unanimidade no dia 8 de abril de 2014 e foi sancionado pelo Governador em 9 de maio de 2014.

A RMS conta com 9.382,631 quilômetros quadrados. Com relação à população, de acordo com dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) de 2010, a Região Metropolitana de Sorocaba soma aproximadamente 1.900.000 pessoas. A região inclui 26 municípios que juntos têm Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 48,3 bilhões, 3,5% do PIB estadual.

População Sorocaba
5 (100%) 1 voto[s]