O IFSP Sorocaba iniciou suas atividades em 22 de abril de 2014 através da implantação de cursos do Programa Nacional de acesso ao ensino Técnico – PRONATEC.

Foram pactuados inicialmente cinco cursos: Agente de informações turísticas, Auxiliar de administração, Auxiliar de recursos humanos, Auxiliar de pessoal e Auxiliar financeiro.

IFSP Sorocaba

A primeira etapa de funcionamento do Câmpus aconteceu no pavimento superior do ETC – Núcleo de Tecnologia e Cultura da Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR. Inicialmente a área abrigava 4 salas de aulas, 1 laboratórios de informática, sala da administração, coordenadoria de registros acadêmicos, banheiro feminino, banheiro masculino, banheiro para cadeirantes e copa.
A chegada do IFSP em Sorocaba vem atender uma necessidade de qualificação profissional da região, além de colaborar no desenvolvimento crescente da cidade de toda a região metropolitana.
Na etapa inicial do processo de implantação do Câmpus Sorocaba, foi definido que o Câmpus ofereceria apenas cursos técnicos, ofertando em um primeiro momento o Curso Técnico Concomitante/Subsequente em Administração.

No dia 10 de maio de 2016 o IFSP Sorocaba deixou a condição de Câmpus Avançado, tornando-se Câmpus Pleno. Como parte da ampliação das suas atividades foi implantado o Curso Técnico Concomitante/Subsequente em Eletroeletrônica no segundo semestre de 2016. No 1º semestre de 2018 foi iniciada a primeira turma do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio. Em 2018, no primeiro semestre, também foi implantado o Curso superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e a partir do 2º semestre de 2018, foram ofertadas vagas para o início do curso Técnico Concomitante/Subsequente em Mecatrônica no período vespertino.

IFSP Sorocaba Processo Seletivo

O IFSP já mudou a vida de muita gente. Muito mais do que uma escola, o IFSP se empenha para ser um local de transformação, de escolhas, de descobertas, de integração. Seus servidores se atualizam para ajudar a embasar a reflexão dos alunos, ampliando a visão de mundo, questionando paradigmas e quebrando tabus. Sabe-se a importância de possibilitar o encontro com o desconhecido e de dar ouvidos e voz às minorias. Por tudo isso, integre a grande família IFSP. O processo seletivo para os cursos técnicos gratuitos oferece 5.862 vagas em 144 cursos distribuídos em 36 cidades paulistas.Clique aqui e confira o edital na íntegra. Para se inscrever, o candidato deve ler o edital na íntegra, criar um cadastro no portal e preencher o formulário de inscrição e o questionário socioeconômico. Cada candidato pode realizar uma única inscrição.

Não há provas! A seleção dos candidatos será feita por meio de análise de histórico escolar. Os candidatos devem inserir as notas ou conceitos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Para cursos Integrados, as notas a serem informada são as do 8° ano (antiga 7ª série) do Ensino Fundamental. Já, para os cursos concomitantes ou subsequentes, as notas a serem informadas são do 9° ano (antiga 8ª série) do Ensino Fundamental.  Confira as regas no item 4 do Edital N°716/2018. Se você cursou o ensino fundamental fora do Brasil, basta inserir a nota da língua nativa do país onde estudou.

IFSP Sorocaba Cursos

São oferecidos cursos em três modalidades diferentes:





  • 1) curso técnico integrado ao ensino médio: o candidato deve ter concluído o ensino fundamental. Ele cursará o ensino médio e o técnico no IFSP;
  • 2) curso técnico concomitante ao ensino médio: o candidato deve estar matriculado no ensino médio em outra instituição de ensino. Ele cursará apenas o ensino técnico no IFSP;
  • 3) curso técnico subsequente ao ensino médio: o candidato deve ter concluído o ensino médio. Ele cursará apenas o ensino técnico no IFSP.

IFSP Sorocaba Encceja

O Instituto Federal de São Paulo que trata dos procedimentos para a Certificação de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração Parcial de Proficiência com a utilização dos resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Pode requerer o certificado o candidato com idade igual ou superior a 18 anos na data de realização da prova do Encceja, que tenha indicado no ato da inscrição do exame um dos câmpus do IFSP e que tenha obtido nota igual ou maior a 5 (cinco) pontos na Redação, e notas iguais ou maiores a cem pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja, constantes no edital.

Para requerer o Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou a Declaração Parcial de Proficiência com base nos resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o candidato deverá fazer a solicitação no site do IFSP: www.ifsp.edu.br, acessando a aba Comunidade (localizada no canto esquerdo da tela na página principal) e depois clicando no ícone Certificação Encceja.

IFSP Sorocaba Webdiário

O Webdiário foi descontinuado e o Suap passará a atender os cursos da modalidade de ensino Médio Integrado ao Técnico e Técnico Concomitante ou Subsequente.

Horário de Funcionamento IFSP em Sorocaba

  • Segunda a Sexta das 09h às 21h

Endereço e Telefone IFSP em Sorocaba

  • R. Maria Cinto de Biaggi, 130 – Jardim Santa Rosália -Sorocaba – SP
  • Telefone: (15) 3321-0010

Outras informações e site

Mapa de localização

IFSP Sorocaba
5 (100%) 1 voto[s]