Biblioteca Comunitária do Laranjeiras Sorocaba

A Biblioteca Comunitária do Laranjeiras Sorocaba já tem mais de uma década de atividades, nasceu no bairro Santo André II, na periferia de Sorocaba. Em 2012 com o despejo do bairro mudamos para o Parque das Laranjeiras, local que está até hoje.

É uma iniciativa popular, livre e aberta de difusão da leitura e da literatura. Qualquer pessoa pode retirar um livro, deixando registrado apenas seu nome e , alguma forma de contato e o compromisso de que o livro retirado será devolvido , porque uma biblioteca serve para isso: para que os livros sejam lidos e circulem por diferentes círculos.

Biblioteca Comunitária do Laranjeiras Sorocaba

Se ele não volta não tem problema, algum funcionário vai até a pessoa e leva outro livro para realizar a substituição. Assim é fortalecido o vinculo com o leitor e continua o trafico de informação. Muitas coisas legais acontecem no local, deem uma ‘voltinha’ na pagina e saiba tudo.

Portando, a biblioteca comunitária cumpre não só um papel pedagógico de incentivo e fomento à leitura, mas social, no que diz respeito à construção de um bairro que possa transformar seus índices sociais, melhorar a autoestima dos moradores e favorecer outras e novas perspectivas de vida e de mundo para uma população já tão fragilizada pelos índices de violência e de injustiças sociais.

A organização segundo algumas regras para catalogar e arquivar as obras impressas, com intuito de que seja possível de se encontrarem de maneira imediata por meio de classificações como autor, assunto, ou diferente caraterística de importância.

Os profissionais que lidam com esses objetivos são os bibliotecários, com formação em biblioteconomia, curso ensinado em instituições de ensino superior. Para os visitantes, as bibliotecas têm três finalidades básicas: estudar, ler e consultar as obras. O público procurador comum das bibliotecas está buscando um estudo sobre um certo tema, de simples leitura por diversão, ou de realização de pesquisa a respeito de alguns assuntos. Por essa razão mesmo, há uma grande variedade de pessoas que visitam as bibliotecas quando se é tratado de bibliotecas generalistas.

Bibliotecas Hoje

Hoje em dia, as bibliotecas não são somente guardiãs de livros, porém, da mesma forma, de dicionários, enciclopédias, monografias, manuais, documentos tridimensionais, almanaques, atlas, jornais, revistas, mapas, cartazes, manuscritos, filmes, discos, CDs, fitas, VHS, DVDs, BDs, ou bancos de dados (arquivos em PDF ou DOC), fotografias, telas e microfilmes. Revistas e jornais são classificados como material periódico, também são organizados e armazenados em uma seção da biblioteca denominada hemeroteca – espaço próprio para este tipo de material informativo.





Porém, o velho conceito de “depósito de livros” foi redefinido para “ambiente físico ou virtual destinado à coleção de informações com a finalidade de auxiliar pesquisas e trabalhos escolares ou para praticar o hábito de leitura, material este seja impressos em folhas de papel ou ainda digitalizadas e armazenadas em outros tipos de materiais, tais como CD, fitas, VHS, DVD ou bancos de dados (arquivos em PDF ou DOC).

Horário de Funcionamento Biblioteca Comunitária do Laranjeiras em Sorocaba

  • Segunda a Sexta das 08h às 18h

Onde fica, Endereço e Telefone Biblioteca Comunitária do Laranjeiras em Sorocaba

  • R. Michel Chicri Maluf, 401 – Parque das Laranjeiras – Sorocaba – SP
  • Telefone: (15) 99871-2485

Outras informações e site

Mapa de localização

Biblioteca Comunitária do Laranjeiras Sorocaba
5 (100%) 1 voto[s]




Deixe seu comentário