Trânsito de Sorocaba tem dois veículos para cada três pessoas

Um estudo realizado pela Urbes, empresa que administra o trânsito em Sorocaba(SP), revelou que, hoje, há menos ocupantes por veículo na cidade. Em 2000, por exemplo, eram 2,6 ocupantes por veículo. Em 2010, o índice caiu para 1,68 e, em 2011, baixou ainda mais. Atualmente, existe 1,5 ocupante para cada carro que circula pelas ruas de Sorocaba.

A cidade também apresenta uma das piores taxas de motorização do estado. De 2000 para 2010, a frota de veículos cresceu 83,5%. Estes números apontam o que o sorocabano já percebe no dia a dia: as pessoas estão dividindo menos os veículos e as vias estão cada vez mais congestionadas.





Como resultado, o transporte coletivo permaneceu inalterado nas últimas duas décadas. Apesar do número de moradores da cidade crescer, o número de passageiros de ônibus continua igual. Outro levantamento da Urbes mostra que, no ano passado, pouco mais de 55 milhões de passageiros utilizaram o transporte público de Sorocaba. O número é o mesmo registrado em 1992. A diferença é que, naquele ano, a população girava em torno de 389 mil habitantes. Hoje, esse número já passa de 600 mil.

Fonte: G1





Deixe seu comentário