Toyota prevê 400 mil unidades por ano em fábrica de Sorocaba

Com o início das operações marcado para o segundo semestre de 2012, a fábrica da Toyota na cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo, poderá chegar à capacidade máxima de 400 mil unidades produzidas ao ano, incluindo a porcentagem que será exportada. “A produção inicial será de 70 mil veículos anualmente, com a chegada do compacto no final do ano que vem.

Como a plataforma que dará origem a ele é multifuncional, é bem provável que ela dê origem a famílias de modelos”, explicou o vice-presidente da Toyota Mercosul, Luiz Carlos Andrade Junior, durante o lançamento da linha 2012 da picape Hilux e do utilitário esportivo SW4.

Em relação ao volume de vendas esperado para 2011, o executivo calcula que que seja semelhante ao do ano passado, ou seja, cerca de 99.500 unidades. “Faremos um esforço muito grande para atingirmos este número, já que as empresas de origem japonesa foram muito afetadas pela tsunami no início do ano e também passamos pela crise econômica mundial”, afirmou.





No ano que vem, já está agendado o lançamento do novo Camry, no primeiro trimestre, e do híbrido Prius, em setembro. De acordo com Andrade Jr., em todos os países onde o carro híbrido faz sucesso, o governo entendeu o processo como um bem social. Por aqui, a apresentação do modelo ainda não resultou em nenhum julgamento por parte do governo. Por enquanto, a Toyota manterá a estratégia de entregar 15 Prius para que sejam usados por celebridades.

Mesmo com os três novos modelos anunciados, a Toyota está cautelosa em relação ao crescimento no mercado brasileiro em 2012. Segundo o vice-presidente, o segmento de picapes médias crescerá como um todo, e a Toyota vai acompanhar esta expansão. Em relação ao volume total da montadora, ele não divulgou números. “Não deverá haver muita mudança. Acreditamos que isso acontecerá de fato em 2013”, calcula.

Fonte: iCarros





Deixe seu comentário