Sorocaba participa de megamutirão para diagnosticar HIV e sífilis

A partir desta segunda-feira Sorocaba participa de um megamutirão realizado em todo o Estado de São Paulo, com o objetivo de estimular o diagnóstico precoce de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como o HIV e sífilis. Até o dia 1º de dezembro, as 36 unidades da rede municipal de saúde farão testes gratuitos para identificação dessas doenças. A estimativa da Secretaria de Saúde é que sejam realizados na cidade durante a campanha cerca de 1,7 mil testes, mesmo número registrado no ano passado.

A iniciativa faz parte da campanha Fique Sabendo, criada em 2006, como parte da celebração do Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro). Em todo o Estado de São Paulo, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, serão disponibilizados cerca de 200 mil exames rápidos em 2,5 mil unidades de saúde. A coordenadora do Programa Municipal de DST/ Aids, Viviane Ruiz Shibuya, explica que a campanha tem como principal objetivo incentivar as pessoas que nunca realizaram o teste de HIV e sífilis para que o façam pela primeira vez.





Segundo a Secretaria da Saúde, até o dia 19 de novembro deste ano foram registradas 204 notificações de pacientes com HIV em Sorocaba. No ano passado foram diagnosticados 354 novos casos da doença. Atualmente, cerca de mil pacientes com HIV fazem uso do coquetel no município, retirando na farmácia do Serviço de Assistência Médica Especializada (Same). Esses medicamentos são custeados integralmente pelo governo federal. Em relação ao número de pacientes diagnosticados com sífilis, a Secretaria informou que disponibilizará os dados na próxima segunda-feira, mas que não é possível contabilizar pacientes com a doença em tratamento.

Locais de atendimento

Além das 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), os testes também poderão ser realizados nas unidades do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas (CAPS AD III) e do Serviço de Assistência Municipal Especializada (Same), das 7h às 16h.

O Coas ampliará o horário de funcionamento para a campanha, atendendo a população de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, No sábado, dia 30, também serão realizados testes rápidos de HIV e sífilis no período das 8h às 14h. Os Ônibus da Mulher e do Homem também participarão das atividades do Fique Sabendo, realizando os testes convencionais para HIV e sífilis, sempre das 9h às 16h.