Saiba como e onde destinar lixo e materiais para a reciclagem em Sorocaba

Você separa o lixo para a reciclagem mas não sabe onde depositá-lo? Tem óleo de cozinha usado e também não sabe o que fazer com ele? Ou ainda tem uma televisão e um computador quebrados e nem tem ideia de como descartá-los? Você sabia que a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Parcerias (Separ), mantém o Programa Municipal de Coleta Seletiva, pelo qual a população pode dar um destino correto para todos estes tipos de material?

De acordo com a assessora técnica da Separ, Gislaine Villas Boas, atualmente, a coleta seletiva abrange 15% dos domicílios de Sorocaba. Quatro cooperativas fazem este trabalho na cidade: Catares, Reviver e Ecoeso (cuja sede delas é a Central de Reciclagem da Zona Oeste) e a Coreso.

Cada cooperativa é responsável por uma região da cidade. Para saber qual delas atende determinada região, é só ligar na Separ, para o telefone 3219-2281. Em muitas residências, a coleta ainda não é realizada no sistema porta a porta, sendo assim, a opção para quem quiser destinar seu material é levá-lo até o ponto de coleta e entrega mais próximo, que normalmente é um dos galpões das cooperativas que estiverem mais perto de sua casa. Atenção: móveis velhos e quebrados, entulhos de obra e materiais afins não são destinados à coleta seletiva de materiais recicláveis.

“Hoje em dia, cerca de 500 toneladas de material reciclável são coletadas mensalmente na cidade. Deste total, 330 toneladas são comercializadas, ou seja, deixam de ser enviadas ao aterro sanitário, geram renda aos cooperados e contribuem com a conservação do meio ambiente”, comenta Gislaine.

Resíduos eletroeletrônicos





Em Sorocaba, também é possível dar uma destinação correta ao chamado “lixo eletrônico” – televisões, monitores e CPUs de computadores, ventiladores, ferros de passar roupa, aparelhos de ar-condicionado, aspiradores, relógios, balanças, calculadoras, telefones, máquina de costura, radiografias, pilhas e baterias que não funcionam mais. Esses são alguns exemplos de materiais que podem ser encaminhados ao Núcleo Ambiental de Resíduos Eletroeletrônicos de Sorocaba, localizada na rua Ourinhos, 241, Jardim Iguatemi.

As Casas do Cidadão e os terminais de ônibus da cidade são postos de coleta de pilhas e baterias. Para dar a destinação correta ao produto, é necessário levá-los até o Núcleo, ou verificar se o caminhão da coleta seletiva passará pelo seu bairro.

O Núcleo de Resíduos Eletroeletrônicos funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3325-5961.

Óleo de cozinha

A Prefeitura Municipal de Sorocaba, por meio da Secretaria de Parcerias (Separ), e em parceria com a Universidade de Sorocaba (Uniso), mantém a Usina de Biodiesel Móvel, uma unidade itinerante montada sobre uma carreta que produz combustível biodegradável a partir de óleo de cozinha usado, residencial ou comercial.

O óleo deve ser encaminhado diretamente na usina móvel, nas cooperativas de catadores parceiras da Prefeitura ou nas escolas e outros espaços visitados, conforme agenda da unidade, que pode ser conferida também pelo telefone da Separ (3219-2281). O produto deve estar acondicionado em garrafas plásticas ou recipientes semelhantes.

Fonte: G1





Deixe seu comentário