Entidades sofrem com a falta de repasse de verba em Sorocaba

As entidades assistenciais de Sorocaba(SP) enfrentam dificuldades financeiras e algumas já interromperam os trabalhos. O repasse de verbas, que todos os meses é feito pela prefeitura de Sorocaba, está temporariamente suspenso, enquanto o contrato, que passou por revisão, aguarda a aprovação da Câmara.

O Educandário de Sorocaba é uma das entidades que sofrem com a falta de recursos. As professoras, que deveriam estar ministrando aulas, passam o dia no telefone tentando conseguir doações.

A entidade recebe crianças carentes no período extraclasse. São cerca de 60 alunos que ganham aulas de reforço e participam de atividades culturais e esportivas. Mas, por problemas financeiros, os serviços estão parados. A reserva da instituição está sendo usada para pagar os funcionários contratados. A administração espera o repasse da verba da prefeitura, que não é feito desde dezembro.

Na associação Obra do Berço, a dificuldade é a mesma. A entidade ajuda parte das gestantes que fazem pré-natal na rede pública de saúde. As mães recebem kits completos de enxoval. Mas há três meses, as voluntárias que confeccionam as peças não podem contar com a verba municipal. Segundo a presidente, Rosalina Bucoff, as despesas estão sendo pagas pelo bazar e pelo aluguel de um imóvel na cidade de Sorocaba.





O repasse das verbas para as instituições sociais é feito por meio de um projeto de lei, que deve ser votado e aprovado pela câmara, todos os anos. Para 2013, o projeto ainda não foi votado porque a prefeitura decidiu reavaliar os contratos.

Segundo a Secretaria de Cidadania, equipes percorrem as entidades sociais de Sorocaba para verificar como a verba repassada pela prefeitura está sendo aplicada. Com base em relatórios técnicos, alguns contratos foram revistos e os valores do repasse, alterados.

O projeto de lei, que prevê o repasse de verba para entidades assistenciais, deveria ter sido protocolado nesta terça-feira (5) na Câmara Municipal, para que fosse votado em regime de urgência pelos vereadores. Só assim seria possível cumprir o prazo – dado pela Secretaria da Cidadania – de repassar a verba até o próximo dia 15.

No entanto, o projeto ainda não chegou à Câmara. Mesmo que seja entregue nesta quarta-feira (6), não há tempo hábil de ser votado na sessão de quinta-feira (7), segundo a assessoria da Câmara de Sorocaba.

De acordo com a Secretaria de Finanças, em 2012, foram repassados R$ 40.391.000,00 às entidades assistenciais de Sorocaba.

 Fonte: G1

 




Deixe seu comentário