Empresa falida de Sorocaba começa a ser leiloada

Começou nesta segunda-feira (3) a primeira etapa do leilão para a venda da TCS (Transporte Coletivo Sorocaba), que fazia o transporte urbano em Sorocaba (SP). A empresa faliu e não pagou os direitos trabalhistas, impostos e fornecedores.

A primeira fase do leilão vai até a próxima quinta-feira (6). Se a venda não for feita, nos próximos quinze dias haverá um desconto de 20%. Depois disso, o leilão poderá ser feito em lotes, como mostra reportagem do TEM Notícias.

A TCS era responsável por 50% da frota que operava o transporte coletivo em Sorocaba. A empresa, que administra o transporte na cidade, chegou a assumir o comando dos negócios, ainda assim a empresa faliu, em 2008.





Os trabalhadores entraram na Justiça pedindo que a Urbes – Trânsito e Transporte pagasse a indenização. Em 2011, os funcionários fizeram um protesto e deixaram 70 mil pessoas sem transporte. A paralisação foi contra o repasse de dinheiro da prefeitura para que a Urbes recorresse das ações, em Brasília. Na época, o dinheiro não foi liberado.

Atualmente, a frota de 139 ônibus, que já sofreu a ação do tempo, parada na garagem, faz parte dos bens da TCS. Agora, terreno, prédio, veículos e móveis estão sendo leiloados.

Antes de ser colocado em leilão, o patrimônio foi avaliado por um perito judicial e soma quase R$ 24 milhões. Esse é o único recurso da massa falida para pagar dívidas trabalhistas, impostos e fornecedores.

Sadi Montenegro Neto, administrador judicial da falência, explica que a dívida foi avaliada em R$ 30 milhões. Cerca de 800 trabalhadores brigam na Justiça para receber os direitos trabalhistas. O dinheiro do leilão pode por fim a essa espera.

Fonte: G1





Deixe seu comentário