Cooperativa recicla exames de Raio-X em Sorocaba

Os exames médicos impressos em plásticos, como o raio-X e a tomografia, são considerados muito poluentes na natureza, e ainda são pouco reciclados. Para evitar a contaminação, uma cooperativa de catadores de Sorocaba (SP) separa os exames descartados do lixo doméstico. Tudo vai para o núcleo de resíduos eletroeletrônicos da cidade. Em um ano e meio, 750 kg do material foram destinados para a reciclagem.

Para tentar amenizar o impacto disso, há dois anos um hospital da cidade implantou novos equipamentos que substituem a impressão química na película de plástico pela impressão no papel. Cerca de 20 mil exames são emitidos todos os meses, e quase tudo é feito de forma digital.





Além disso, o material de descarte também toma destino certo por meio da parceria com ONGs que usam o plástico para artesanato.

Em Sorocaba, quem quiser descartar os exames de forma correta pode fazer isso no Núcleo de Resíduos Eletroeletrônicos, que fica na rua Ourinhos, 241, no Jardim Iguatemo. O telefone é o (15) 3325-5961. O Instituto Viver também recolhe esse material em casa. Outras informações pelo telefone (15) 3016-7401.

Fonte: G1





Deixe seu comentário