Cine Boa Praça em Sorocaba faz nova edição neste fim de semana

Fim de semana com oportunidade de ver bons filmes e de graça. A proposta é do projeto Cine Boa Praça, que começa neste sexta-feira (8), na EM Getúlio Vargas e vai atender a cerca de 500 estudantes, em três sessões; às 13h15, com a animação “Rio”, às 15h30, com “Eu e meu guarda-chuva” e às 19h15 com a apresentação de “Pro dia nascer feliz”.

O projeto chega a Sorocaba por intermédio da Secretaria da Cultura e Lazer (Secult) e é produzido pela Elo Social e Associação Palavra Criativa, com patrocínio da Sorocaba Refrescos – Coca Cola.

Segundo os organizadores, trata-se de um projeto que contempla a ocupação cidadã de espaços sociais, visando à inclusão social de grupos menos favorecidos socialmente e à humanização de processos sociais como forma de melhorar a qualidade de vida e as oportunidades de vivências de encantamento. A proposta é a abertura de novos horizontes lúdicos, de ideias e conhecimentos da cinematografia.

Nesse sentido, toda a estrutura física do projeto ambienta os aspectos relativos à história com a criação de espaços virtuais na cidade de Sorocaba para que o público possa compartilhar a experiência de assisti-los.

Os espaços são praças e parques que receberão tela inflável, equipamento de projeção e de som e assentos para duzentas espectadores, que serão atendidos por ordem de chegada.

Além dos estudantes, também a população das regiões do Parque dos Espanhóis e do Parque das Águas poderão usufruir da sessão de cinema.

Na Vila Assis, serão exibidos dois filmes no sábado (9), a partir das 18h30: “Eu e meu guarda-chuva” e “Up, altas aventuras”. No domingo (10), no mesmo horário, a comunidade e os frequentadores do Parque das Águas poderão ver “Rio” e um festival de curtas.

O filme é uma boa pedida para o aprendizado de jovens sobre os abismos existentes no nosso sistema educacional, pois trata de maneira bastante elaborada diversos elementos presentes nas escolas brasileiras. “Acreditando que a escola é um microcosmo, o documentário discute a importância de refletirmos sobre as desigualdades e profundas diferenças existentes nas escolas brasileiras (e no próprio Brasil), especialmente nos estados de Pernambuco, estado do Rio de Janeiro e São Paulo. O documentário mostra os principais problemas que os jovens brasileiros enfrentam na escola: precariedade, preconceito, violência e abandono. Adolescentes de três Estados e de classes sociais diferentes conduzem a narrativa ao contarem suas frustrações no ensino.





FILME: UP, altas aventuras (2009 – livre)

UP trata da história de um senhor idoso, chamado Carl, que na infância sonhava em ser explorador. Ainda criança, ele conheceu uma menina que tinha o mesmo sonho e os dois se tornaram grandes amigos. Mais tarde, adivinhem: os dois casaram e viveram uma vida feliz juntos. Quando já estavam com a idade avançada, a esposa do protagonista morre e ele sente muito arrependimento por não ter conseguido realizar o sonho de sua amada: explorar a América do Sul. Ele então se torna recluso e não sai mais da casa que ele e sua esposa construíram. Devido a problemas com a vizinhança em que morava, Carl decide então se mudar. Tendo sido vendedor de balões a sua vida toda, ele decide transformar sua casa em um zeppelin amarrando nela milhares de balões. A idéia dá certo e ele segue rumo à América do Sul, para realizar o sonho de sua ex-mulher.

FILME: Rio (201 – livre)

A história gira em torno da jovem ararinha-azul Blue, que, após ser capturada por traficantes de animais, é abandonada no frio e encontrada pela garota Linda, que a leva pra casa e trata-a com muitos cuidados.

Quinze anos depois, Linda está vivendo sua rotina junto a Blu, totalmente personificado – Nessas cenas aparecem os brinquedos que Blu utilizava durante sua vida, por exemplo. O plot continua com a chegada de Túlio, um cientista brasileiro que deseja levar Blu para o Brasil para que ele se reproduza, pois foi constatado que ele é a ultima ararinha-azul macho de sua espécie. No Rio de Janeiro, encontrava-se a única fêmea e, após bastante insistência, Túlio consegue convencer Linda a ir com ele para o Rio, levando também Blue.

FILME: Eu e o meu guarda-chuva (2010 – livre)

Eugênio (Lucas Cotrim) é um garoto de 11 anos que jamais se separa do guarda-chuva herdado de seu avô. No último dia de férias ele e Cebola (Victor Froiman), seu melhor amigo, precisam entrar na sombria casa onde fica sua nova escola. O motivo é para resgatar Frida (Rafaela Victor), a grande paixão de Eugênio, que foi sequestrada pelo fantasma do Barão Von Staffen (Daniel Dantas).

Fonte: Sorocaba Fácil





Deixe seu comentário