A Lei da Ficha Limpa em Sorocaba

A Lei da Ficha Limpa na cidade Sorocaba não tem causado constrangimento algum entre supostos candidatos à prefeitura com processos na Justiça. Estes circulam livremente pelo município e ignoram o que dizem jornais e sites sobre seus passados contundentes.

Para o comunicólogo e web-jornalista Luís Renato, do Comitê da Ficha Limpa de Sorocaba, a atitude é normal em todas as partes do país. “Os supostos candidatos “ficha-sujas” acreditam na falta de memória da população mais humilde e menos instruída, por isso agem normalmente como se nada tivesse acontecido. Por outro lado, eles têm a certeza da impunidade e que a Lei da Ficha Limpa não irá atingí-los e nem será válida para 2012″.

“Em Sorocaba, temos um candidato que quase diariamente aparece nas mídias, dá entrevista, fecha acordo com outros partidos, enfim, dá um show de exposições como se fosse astro de Hollywood, porém, possui até processo transitado em julgado por improbidade administrativa”, alerta Luís Renato.





Por outro lado, ele acredita que a população está mais atenta atualmente. “Hoje, com as redes sociais não atreladas à imprensa que defende este ou aquele candidato, os eleitores podem se informar melhor e pesquisar sobre as pessoas que pretendem exercer cargos representativos”.

Outra dica, segundo Luís Renato, é buscar em várias mídias informações de certos candidatos. Além disso, informações com conhecidos e pessoas da própria cidade podem garantir uma escolha mais segura na hora do voto.

Andamento da aprovação da Lei da Ficha Limpa

Atualmente, mesmo já em vigor, a Lei da Ficha Limpa está em análise no Supremo Tribunal Federal (STF).

O STF entende que três processos contra políticos que podem ser cassados podem gerar a jurisprudência para a aplicação da lei, derrotando de vez o argumento de inconstitucionalidade da mesma.

Para evitar o empate na votação, o STF aguarda por Rosa Maria Weber Candiota da Rosa, indicada ao cargo de nova juíza do mencionado órgão e que foi sabatinada ontem no Senado.

Apesar de adiado duas vezes, o julgamento da validade da Lei da Ficha Limpa para 2012 deve ocorrer nos próximos dias.

Fonte: VIVAcidade





Deixe seu comentário